(UFRJ - 2017 - Concurso Assistente em Administração ) - Ao utilizar uma estação de trabalho, a servidora Lúcia, que atua na seção de registros de dados funcionais, precisa baixar alguns arquivos do Diário Oficial da União para posterior armanezamento na pasta digital do seu setor, localizada na rede local desse setor.  Para realizar essa tarefa, Lúcia pode utilizar um aplicativo de navegação em sítios da internet.  Das opções a seguir, analise a que NÃO condiz com um aplicativo de navegação em sítios da internet.

a)  Google Chrome.
b) Microsoft Edge.
c) Windows Explorer.
d) Mozilla Firefox.
e) Chromium.

Solução:  Todos são navegadores (browsers)  exceto o Windows Explorer.  Resposta C.

O Explorer é o gerenciador de arquivos e pastas do sistema Windows. Ou seja, é utilizado para a cópia, exclusão, organização, movimentação e todas as atividades de gerenciamento de arquivos.

Fonte:  UFPA.  Link acessado em 28/12/2018 às 15h00 <http://www.ufpa.br/dicas/ms/win-exp.htm>.


  • Google Chrome ( browser mais popular do mundo fornecido pelo Google)
  • Microsoft Edge ( um browser criado em 2015 pela Microsoft, atualmente, com baixo market share.   Segundo a Microsoft, "O Microsoft Edge é o navegador seguro projetado para o Windows 10.".  Fonte: https://www.microsoft.com/pt-br/windows/microsoft-edge)
  • Chromium é um projeto de navegador web de código aberto no qual o Google Chrome baseia o seu código-fonte. (Fonte: Wikipedia)
  • Mozilla Firefox ( é o browser de software livre do grupo Mozilla.  Segundo a instituição: "O Firefox é independente e faz parte da organização sem fins lucrativos Mozilla, que luta por seus direitos on-line, mantêm poderes corporativos sob controle e torna a Internet acessível para todos, em todos os lugares."  Fonte: <https://www.mozilla.org/pt-BR/firefox/features/independent/>