ENEM 2018 Matemática - A rosa dos ventos é uma figura que representa oito sentidos, que dividem o círculo em partes iguais.





Uma câmera de vigilância está fixada no teto de um shopping e sua lente pode ser direcionada remotamente, através de um controlador, para qualquer sentido.  A lente da câmera está apontada inicialmente no sentido Oeste e o seu controlador efetua três mudanças consecutivas, a saber:

1ª mudança: 135º no sentido anti-horário;
2ª mudança:  60º no sentido horário;
3ª mudança: 45º no sentido anti-horário.

Após a 3ª mudança, ele é orientado a reposicionar a câmera, com a menor amplitude possível, no sentido Noroeste (NO) devido a um movimento suspeito de um cliente.

Qual mudança de sentido o controlador deve efetuar para reposicionar a câmera?

a) 75º no sentido horário.
b) 105º no sentido anti-horário.
c) 120º no sentido anti-horário.
d) 135º no sentido anti-horário.
e) 165º no sentido horário. 

Solução:  a primeira coisa que eu faria para resolver esta questão de matemática seria marcar os ângulos notáveis na rosa dos ventos do enunciado.


O problema nos informa que a câmera está apontada para Oeste ( 180º).  Depois você poderia ir escrevendo no próprio enunciado da questão, aproveitando os espaços de prova.


1ª mudança: 135º no sentido anti-horário;   [  terminou em SE 315º]

2ª mudança:  60º no sentido horário;   [terminou entre SO e S, 255º]
3ª mudança: 45º no sentido anti-horário.[ terminou entre S e SE , 300º]



A última mudança é chegar a câmera com a menor amplitude possível até NO (135º).  Então terá que girar a câmera no sentido horário por 165º [ gabarito é letra E].




Você pode ir desenhando também as posições nos instantes Po, P1, P2 e P3, aproveitando sempre a mesma rosa dos ventos oferecida pelo enunciado da questão do ENEM. Veja como ficaria um esboço:







Continue estudando por aqui com mais questões de matemática do ENEM.  Um forte abraço e bons estudos!