(ENEM 2018) A inclinação de uma rampa é calculada da seguinte maneira: para cada metro medido na horizontal, mede-se x centímetros na vertical.  Diz-se, nesse caso, que a rampa tem inclinação de x%, como no exemplo da figura:




A figura apresenta um projeto de uma rampa de acesso a uma garagem residencial cuja base, situada a 2 metros abaixo do nível da rua, tem 8 metros de comprimento.






Depois de projetada a rampa, o responsável pela obra foi informado de que as normas técnicas do município onde ela está localizada exigem que a inclinação máxima de uma rampa de acesso a uma garagem residencial seja de 20%.

Se a rampa projetada tiver inclinação superior a 20%, o nível da garagem deverá ser alterado para diminuir o percentual de inclinação, mantendo o comprimento da base da rampa.


Para atender às normas técnicas do município, o nível da garagem deverá ser



a) elevado em 40 cm

b) elevado em 50 cm
c) mantido no mesmo nível
d) rebaixado em 40 cm
e) rebaixado em 50 cm.

Solução:  questão bem interessante, onde a aplicação prática no dia a dia da matemática está presente.  Independente do nível de dificuldade da questão, parabenizo a banca examinadora por trazer uma questão tão interessante e com uma situação tão real.  Vamos resolvê-la:

A especificação da prefeitura é de no máximo 20% de inclinação, mas no projeto a inclinação é de 2/8 = 1/4 =  0,25  (ou seja, 25%).  Então, o projeto está fora das especificações e precisa ser corrigido. O correto seria o nível da garagem (x) ser de, no máximo:

x/8 = 0,20
x = 0,20 * 8 = 1,60 m

Já que o nível da garagem deveria ser de, no máximo, 1,60 metros, logo é necessário que o projetista faça a correção, elevando o nível da garagem em 40 cm.   Alternativa correta é letra A.