(ENEM 2018)  A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) de uma empresa, observando os altos custos com os frequentes acidentes de trabalho ocorridos, fez, a pedido da diretoria, uma pesquisa do número de acidentes sofridos por funcionários.  Essa pesquisa, realizada com uma amostra de 100 funcionários, norteará as ações da empresa na política de segurança no trabalho.

Os resultados obtidos estão no quadro.




A média do número de acidentes por funcionários na amostra que a CIPA apresentará à diretoria da empresa é

a) 0,15   b)  0,30   c)  0,50   d)  1,11  e)  2,22

Solução:  questão de matemática interessante sobre estatística básica, onde temos que calcular a média ponderada. Uma sugestão para resolvê-la é utilizar a própria tabela do enunciado e criar mais uma coluna, ao final, chamada: Total de acidentes.  

O resultado desta coluna será o produto das duas anteriores, ou seja, número de acidentes sofridos vezes o números de trabalhadores.  Finalmente, somaremos a coluna inteira e dividiremos esse resultado por 100, que é o total de trabalhadores.  Fazendo isso teremos calculado a média de acidentes por trabalhador nessa amostra.  Tente na hora da prova aproveitar a própria tabela do enunciado, vejamos como fica:



A resposta é letra D.

Confira, a seguir, um exercício resolvido sobre sobre média, moda e mediana e aproveite para relembrar esses conceitos.

Forte abraço e bons estudos.