(ENEM 2020 Reaplicação) O índice pluviométrico é uma medida, em milímetro, que fornece a quantidade de precipitação de chuva num determinado local e num intervalo de tempo (hora, dia, mês e/ou ano). Os valores mensais do índice pluviométrico de uma cidade brasileira, no primeiro semestre, são mostrados no gráfico.


De acordo com a previsão meteorológica, o índice pluviométrico no mês de julho será igual ao índice do mês de junho somado à variação correspondente ao maior acréscimo, em milímetro, do índice pluviométrico entre dois meses consecutivos do semestre apresentado. O índice pluviométrico, em milímetro, previsto para o mês de julho, na cidade considerada, será igual a 

A 30.
B 50.
C 70.
D 80.
E 90.

Solução: nesta questão de análise de gráficos do ENEM 2020 (Reaplicação/PPL) basta seguir o comando da questão.  Do enunciado: "o índice pluviométrico no mês de julho será igual ao índice do mês de junho somado à variação correspondente ao maior acréscimo, em milímetro, do índice pluviométrico entre dois meses consecutivos do semestre apresentado." Ou seja: 

julho = junho + variação máxima

A variação máxima entre dois meses consecutivos foi a que ocorreu de março para abril, no valor de + 40.

Julho = 10 + 40  
Julho = 50

Alternativa correta é a letra b).

Aproveite e continue praticando com uma lista de questões anteriores do ENEM.

Um forte abraço e bons estudos.