(BANPARÁ 2018 - Técnico Bancário) Nas agências de um banco, denominadas de Avenida, Bosque e Centro, trabalham Alice, Benedito e Cláudia, que têm idades diferentes e a letra inicial dos seus nomes difere da primeira letra do nome da agência em que trabalham. Benedito, que não trabalha na agência Avenida, é o mais velho dos três e Cláudia não é a mais nova. Com base nessas relações, é correto afirmar que 

(A) Alice é a mais nova entre os três.
(B) Alice trabalha na agência Centro.
(C) Cláudia não trabalha na agência Avenida.
(D) Benedito não trabalha na agência Centro.
(E) Cláudia trabalha na agência Bosque.


Solução: questão muito comum em provas de raciocínio lógico para concursos públicos de carreiras bancárias.  Vamos organizar as informações na tabela a seguir:




Do enunciado, temos a seguinte informação: "(...) trabalham Alice, Benedito e Cláudia, que têm idades diferentes e a letra inicial dos seus nomes difere da primeira letra do nome da agência em que trabalham".  

Sendo assim, podemos atualizar a tabela da seguinte forma:




Do enunciado, a informação a seguir irá nos dizer onde cada um trabalha: "Benedito, que não trabalha na agência Avenida.".   Então é Cláudia quem trabalha na Ag. Avenida, é Alice quem trabalha na Ag. Bosque e é Benedito quem trabalha na Ag. Centro.




A seguir, temos a última informação do enunciado que irá completar a nossa tabela:  "Benedito, que não trabalha na agência Avenida, é o mais velho dos três e Cláudia não é a mais nova".  Podemos concluir que se Benedito é o mais velho e a Cláudia não é a mais nova, então Alice é a mais nova e Cláudia é a "do meio".  E assim completamos a tabela.



Agora é só analisar qual opção de resposta é verdadeira, e a única opção correta é a letra (A) Alice é a mais nova entre os três.

Aproveite e continue praticando com uma lista de exercícios resolvidos sobre raciocínio lógico para concursos.

Um forte abraço e bons estudos.