(ENEM 2021) Aplicativos que gerenciam serviços de hospedagem têm ganhado espaço no Brasil e no mundo por oferecer opções diferenciadas em termos de localização e valores de hospedagem.  Em um desses aplicativos, o preço P a ser pago pela hospedagem é calculado considerando um preço por diária d, acrescido de uma taxa fixa de limpeza L e de uma taxa de serviço.  Essa taxa de serviço é um valor percentual s calculado sobre o valor pago pelo total das diárias.

Nessa situação, o preço a ser pago ao aplicativo para uma hospedagem de n diárias pode ser obtido pela expressão

a) P = d.n + L + d.n.s
b) P = d.n + L + d.s
c) P = d + L + S
d) P = d.n.s + L
e) P = d.n + L + s



Solução: questão de matemática do ENEM 2021,  prova aplicada no dia 28/11/2021.

Do enunciado: "em um desses aplicativos, o preço P a ser pago pela hospedagem é calculado considerando um preço por diária d, acrescido de uma taxa fixa de limpeza L (...)

Logo,  P = n.d + L   ou seja, o preço fica sendo igual a taxa fixa de limpeza L somada com a quantidade n de dias multiplicada pelo preço d da diária.

Além disso, também do enunciado:  "(...) e de uma taxa de serviço.  Essa taxa de serviço é um valor percentual s calculado sobre o valor pago pelo total das diárias. (...)".

Agora, basta multiplicar s por (n.d) e somar com a expressão para P.

Basta pensar no seguinte, quando temos uma taxa s de 10% (que é o mesmo que 0,10) em cima de uma diária de 20 reais por 5 dias, então o valor da taxa de serviço será de s.n.d = 0,10 . 5 . 20 = 10 reais.

P = n . d + L + s.n.d
 
Alternativa correta é a letra a).

Aproveite e continue praticando com uma lista de questões anteriores do ENEM.

Um forte abraço e bons estudos.