(ENEM 2021) Uma construtora, pretendendo investir na construção de imóveis em uma metrópole com cinco grandes regiões, fez uma pesquisa sobre a quantidade de famílias que mudaram de uma região para outra, de modo a determinar qual região foi o destino do maior fluxo de famílias, sem levar em consideração o número de famílias que deixaram a região.  Os valores da pesquisa estão dispostos em uma matriz A = [aij], i,j ∈ {1,2,3,4,5}, em que o elemento aij corresponde ao total de famílias (em dezena) que se mudaram da região i para a região j durante um certo período, e o elemento aii é considerado nulo, uma vez que somente são consideradas mudanças entre regiões distintas.  A seguir, está apresentada a matriz com os dados da pesquisa.

Qual região foi selecionada para o investimento da construtora?

a) 1  b) 2  c) 3  d) 4  e) 5


Solução: questão de matemática do ENEM 2021,  prova aplicada no dia 28/11/2021.

Para encontrarmos qual região foi o destino do maior fluxo de famílias, sem levar em consideração o número de famílias que deixaram a região, basta somarmos as colunas e vermos qual delas possui a maior soma. Isto porque as famílias estão saindo da região i e indo para a região j, então vamos somar as colunas.

** Atente para o fato de que cada valor da matriz está em dezena, ou seja, precisam ser multiplicados por dez, mas para efeito apenas comparativo entre as regiões isso não fará diferença.  Vamos comparar apenas as unidades.


A região que mais recebeu famílias foi a região 5, pois esta recebeu: 50 famílias da região 1, mais 30 famílias da região 2, mais 40 famílias da região 4 e nenhuma família da região 3.  No total, a região 5 recebeu 120 famílias e tem que ser a região selecionada para o investimento da construtora.
 
Alternativa correta é a letra e).

Aproveite e continue praticando com uma lista de questões anteriores do ENEM.

Um forte abraço e bons estudos.