(ENEM 2021 Reaplicação) Os preços médios da gasolina, etanol e diesel sofreram variações que foram registradas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), para a gasolina, em seis datas compreendidas no período entre 15 de outubro de 2015 e 13 de janeiro de 2016, conforme o gráfico. 

Considerando-se os intervalos do período com valores informados no gráfico, o maior aumento, em valor absoluto do preço da gasolina, ocorreu no intervalo de

a) 15/out. a 5/nov.
b) 5/nov. a 3/dez.
c) 3/dez. a 9/dez.
d) 9/dez. a 30/dez.
e) 30/dez. a 13/jan.16.


Solução: questão de matemática do ENEM 2021 (Reaplicação),  prova do dia 16/01/2022.

Nesta questão de análise gráfica, precisamos identificar, de todos os aumentos no preço da gasolina, aquele que teve o maior valor absoluto.  Para fazer isso, basta subtrair o valor no período da frente pelo valor no período de trás.  Repare que ao analisarmos o gráfico, podemos identificar que o período 9/dez. a 30/dez. houve o maior crescimento.  Este crescimento foi superior a 6 centavos.  Perceba que todos os outros aumentos foram menores, você pode confirmar isso de forma prática fazendo a conta de cabeça.  

A seguir, para fins de estudos, deixamos realizados todos os cálculos período a período.  O valor  em azul representa o aumento em centavos.


Alternativa correta é a letra d).

Aproveite e continue praticando com uma lista de questões anteriores do ENEM.

Um forte abraço e bons estudos.