(PAES UEMA - 2022) A empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) administra o Porto de Itaqui e os terminais de Ferry Boat da Ponta da Espera, em São Luís, e Cujupe, no Município de Alcântara, responsável pela Infraestrutura-Preservação Ambiental-Segurança. A Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (M0B), por sua vez, é responsável pelo Planejamento, pela Coordenação, pela Concessão, pela Permissão, pela Autorização, pela Regulamentação, pela Inspeção e pela Fiscalização dos serviços públicos de transportes aquáticos intermunicipal de passageiros, de cargas e de veículos. Atualmente, no Maranhão, duas empresas marítimas fazem essa travessia.

Ambas as empresas praticam os mesmos preços dos bilhetes de passagens para todas as categorias de passageiros e de veículos. A capacidade máxima de lotação, por embarcação, por viagem, de uma das empresas é de 1000 passageiros e de 70 veículos, em média. 

Analise o quadro que corresponde a uma viagem, de uma embarcação, com saída do Terminal da Ponta da Espera e chegada ao Porto do Cujupe.


Considerando as condições descritas no quadro, os percentuais em relação à lotação máxima dos quantitativos de passageiros e de veículos, respectivamente, e o total, em reais, arrecadado nas vendas dos bilhetes de passageiros e de veículos, em uma viagem, são


Solução: questão de matemática do PAES (Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior) para UEMA (Universidade Estadual do Maranhão). Prova aplicada no dia 22/05/2022.

Para simplificar a resolução dessa questão, vamos utilizar a seguinte nomenclatura:
  • percentual de passageiros =  percentual em relação à lotação máxima do quantitativo de passageiros;
  • percentual de veículos =  percentual em relação à lotação máxima do quantitativo de veículos.
Note que em todas as alternativas de resposta, os percentuais de passageiros são todos diferentes. Veja que ele vale 41,50%, ou 55%, ou 41%, ou 54,5% ou 50%, são todos diferentes.  O mesmo acontece com o percenutal de veículos e também com o total arrecadado, perceba que nas alternativas de resposta todos os valores são diferentes, não há nenhum repetido.  

Esta observação vai nos ajudar bastante, pois dessa maneira, basta calcularmos apenas um dos três corretamente que os demais "nos serão dados de brinde" pela alternativa correta da questão. Vamos escolher, obviamente, aquele que for mais conveniente calcular.   Vamos trabalhar com o percentual de passageiros.  

A embarcação suporta 1000 passageiros e na viagem foram transportados (30 + 80 + 50 + 50 + 200) = 410.

O percentual de passageiros é igual a 410/1000 = 41/100 = 41 %.

Sendo assim, a alternativa correta é a letra c).

Curiosidade: podemos concluir que

>> percenutal em relação à lotação máxima dos quantitativos de veículos tem que ser igual a 55,71%

Está correto, capacidade = 70 e a quantidade de veículos transportados na viagem foi de (14 + 5 + 5 + 5  + 10) = 39.

39/70 ≅ 0,5571 (55,71% aproximadamente)

>> arrecadação total tem que ser igual a R$ 6.802,00

Está correto, cálculo extremamente trabalhoso, teria que multiplicar todos as quantidades pelos seus respectivos valores por passagem e depois somar tudo, o resultado encontrado será R$ 6.802,00.

Para fins de estudo, você pode realizar estes cálculos em casa também e encontrará estes valores, com mais trabalho do que gastamos no percentual de passageiros (caminho mais eficiente).

Aproveite e continue praticando com uma lista de questões anteriores do PAES UEMA.
Um forte abraço e bons estudos.