(ENEM 2022 Reaplicação/PPL) O gráfico a seguir associa a distância percorrida (em quilômetro) com o tempo (em minuto) gasto por um grupo de carros que partiu de um mesmo ponto e se deslocou em um trecho de uma rodovia. Esse grupo parou em três semáforos (S1 , S2 e S3 ) ao longo do percurso feito.

As distâncias, em quilômetro, do ponto de partida a cada um dos semáforos S1 , S2 e S3 são 

A) 2, 6 e 8.
B) 2, 8 e 16.
C) 4, 4 e 2.
D) 4, 8 e 10.
E) 4, 10 e 18. 


Solução: questão de matemática do ENEM 2022 - Reaplicação/PPL,  prova aplicada no dia 11/01/2023.

Estamos diante de um gráfico que associa distância percorrida com o tempo gasto.  O que acontece quando os carros ficam parados no semáforo?  O tempo continua aumentando, porém a distância percorrida fica constante durante aquela parada, assim o gráfico fica paralelo ao eixo do tempo.  

Deste modo, para encontrarmos, no gráfico, a distância do ponto de partida a cada um dos 3 semáforos, precisamos encontrar as posições em que o gráfico foi uma reta paralela ao eixo do tempo.  Vamos destacar isso a seguir:


Note que os carros partiram exatamente do km = 0.  

Ao atingir a distância de 4 km do ponto de partida, o grupo de carros ficou parado por 2 minutos, logo, eles estavam parados no semáforo S1.

Depois, quando atingiram a distância de 8 km do ponto de partida, eles ficaram parados novamente por 2 minutos no S2.

Finalmente, quando atingiram a distância de 10 km do ponto de partida, eles ficaram parados por 2 minutos no S3.

Podemos concluir assim que as distâncias, em quilômetro, do ponto de partida a cada um dos semáforos S1 , S2 e S3 são, respectivamente 4, 8 e 10.

Alternativa correta é a letra d).

Aproveite e continue praticando com uma lista de questões anteriores do ENEM.

Um forte abraço e bons estudos.