(FATEC 2023) Mágicos podem utilizar técnicas que mexem com o imaginário e o senso lógico das pessoas. Um exemplo disso é o truque “Dado Dinamite”.

Nele, o mágico apresenta um cartão no qual o público vê um ponto no centro; ao virar o cartão e mostrar o verso, o público vê dois pontos no cartão. Quando o mágico vira novamente esse cartão, onde o público enxergava um ponto, agora vê dois pontos e, virando novamente, o público vê, então, três pontos. 

Considerando que foram usados apenas a frente e o verso de um único cartão, sem que exista nenhum outro artifício, o número mínimo de pontos que o mágico deve desenhar no cartão (frente e verso) utilizado é igual a 

(A) 4. (B) 5. (C) 6. (D) 7. (E) 8.


Solução: questão de raciocínio lógico do Vestibular Fatec 1° Semestre 2023, prova do dia 08/01/2023.

Essa questão é bem interessante, analisando a figura do enunciado, podemos perceber que o mágico está "escondendo" com as mãos alguns pontos.  Note que da figura 1 para a figura 3, ele mudou a posição da mão, o mesmo aconteceu da figura 2 para a figura 4, e com isso, ele conseguiu esconder um ponto que estava na frente do cartão e um outro ponto que estava no verso.  Veja na ilustração a seguir os pontos que foram escondidos:



Considerando que foram usados apenas a frente e o verso de um único cartão, sem que exista nenhum outro artifício, o número mínimo de pontos que o mágico deve desenhar no cartão (frente e verso) utilizado é igual a 2 pontos na frente do cartão mais 3 no verso, o que dá um total de 2 + 3 = 5 pontos.

Alternativa correta é a letra b).

Aproveite e continue praticando com uma lista de questões de matemática do Vestibular FATEC - SP.

Um forte abraço e bons estudos.