(ENEM 2018 - Matemática)   A Transferência Eletrônica Disponível (TED) é uma transação financeira de valores entre diferentes bancos.  Um economista decide analisar os valores enviados por  meio de TEDs entre cinco bancos (1, 2, 3, 4 e 5) durante um mês.  Para isso, ele dispõe esses valores em uma matriz A = [aij], em que 1 ≤ i ≤5 e 1 ≤ j ≤5, e o elemento aij corresponde ao total proveniente das operações feitas via TED, em milhão de real, transferidos do banco i para o banco j durante o mês.  Observe que os elementos aij = 0, uma vez que TED é uma transferência entre bancos distintos.  Esta é a matriz obtida para essa análise:



Com base nessas informações, o banco que transferiu a maior quantia via TED é o banco:

a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5

Solução: temos que i são as linhas e j são as colunas da matriz.  Durante a resolução desta questão no exame, poderíamos aproveitar a própria matriz dada para escrever.



Na figura acima, B1, B2, B3, B4 e B5 referem-se aos bancos 1, 2, 3, 4 e 5.

Agora não ficou mais fácil compreender? O banco que transferiu a maior quantia será aquele na qual a soma da linha der o maior valor.  Veja a seguir o resultado da soma de cada linha, que também poderia ser feito aproveitando a matriz da própria questão.


Assim, podemos visualizar que foi o banco 1 que transferiu mais dinheiro. Ele transferiu 6 milhões de reais para os demais bancos. Finalmente, a resposta correta é a letra A.

Continue estudando por aqui com mais questões de matemática do ENEM.  Um forte abraço e bons estudos!