(ENEM 2020) Em um jogo desenvolvido para uso no computador, objetos tridimensionais vão descendo do alto da tela até alcançarem o plano da base.  O usuário pode mover ou girar cada objeto durante sua descida para posicioná-lo convenientemente no plano horizontal.  Um desses objetos é formado pela justaposição de quatro cubos idênticos, formando assim um sólido rígido, como ilustrado na figura.



Para facilitar a movimentação do objeto pelo usuário, o programa projeta ortogonalmente esse sólido em três planos quadriculados perpendiculares entre si, durante sua descida.

A figura que apresenta uma possível posição desse sólido, com suas respectivas projeções ortogonais sobre os três planos citados, durante sua descida é





Solução:   questão do ENEM 2020 sobre noções de geometria espacial e projeção ortogonal. Vamos fazer uma ilustração das projeções ortogonais nos 3 planos.



A alternativa que representa corretamente esta projeção ortogonal é a letra e).   Embora a letra a) e b) também pareçam estar corretas, as suas projeções estão desalinhadas.  Ficamos com letra e).



Aproveite e continue praticando com uma lista de exercícios de geometria espacial resolvidos.

Um forte abraço e bons estudos.