(ENEM 2020) No período de fim de ano, o síndico de um condomínio resolveu colocar, em um poste, uma iluminação natalina em formato de cone, lembrando uma árvore de Natal, conforme as figuras 1 e 2.



A árvore deverá ser feita colocando-se mangueiras de iluminação, consideradas segmentos de reta de mesmo comprimento, a partir de um ponto situado a 3 m de altura no poste até um ponto de uma circunferência de fixação, no chão, de tal forma que esta fique dividida em 20 arcos iguais. O poste está fixado no ponto C (centro da circunferência) perpendicularmente ao plano do chão. 

Para economizar, ele utilizará mangueiras de iluminação aproveitadas de anos anteriores, que juntas totalizaram pouco mais de 100 m de comprimento, dos quais ele decide usar exatamente 100 m e deixar o restante como reserva. 

Para que ele atinja seu objetivo, o raio, em metro, da circunferência deverá ser de

A 4,00.   B 4,87.   C 5,00.   D 5,83.   E 6,26.

Solução:  questão de matemática do ENEM 2020 que envolve noções de geometria espacial (sólido geométrico cone) e aplicação do Teorema de Pitágoras num triângulo retângulo.

Para dividir o cone em 20 arcos iguais, serão necessários 20 segmentos de reta, com comprimento X. Repare na figura a seguir:


Como serão usadas mangueiras que totalizam 100 metros de comprimento, então o comprimento x tem que ser 100/20 = 5 metros.


Finalmente, podemos encontrar R usando o Teorema de Pitágoras.

3² + R² = 5²
R² = 25 - 9
R² = 16
R = 4 m.  Alternativa correta é a letra a). 

Aproveite e continue praticando com uma lista de questões sobre geometria espacial.

Um forte abraço e bons estudos.