(ENEM 2020 Reaplicação) Uma dona de casa vai ao supermercado para comprar dois fardos de refrigerantes, contendo cada um deles seis unidades de 0,6 litro. Lá chegando, verificou não existirem fardos nem no formato e nem na capacidade desejados. Decidiu, então, comprar os refrigerantes em unidades avulsas, de mesma capacidade, de forma a obter, no mínimo, a mesma quantidade de líquido desejada inicialmente, gastando o mínimo de dinheiro. As opções de embalagens e respectivos preços existentes no supermercado são dados no quadro.

Qual é a opção de embalagem, em litro, que proporcionará maior economia para essa dona de casa? 

A 1,0
B 1,5
C 2,0
D 2,5
E 3,0

Solução: nesta questão do ENEM 2020 (Reaplicação/PPL), primeiramente vamos calcular a quantidade de litros de refrigerante desejados pela compradora.  

Do enunciado: "dois fardos de refrigerantes, contendo cada um deles seis unidades de 0,6 litro".

2 x ( 6 x 0,6 ) litros
2 x ( 3,6 ) litros
7,2 litros

Agora, podemos usar a própria tabela do enunciado para calcular quantas unidades são necessárias para alcançar 7,2 litros em cada um dos formatos diferentes. É obrigatório, de acordo com o enunciado, comprar todas as embalagens com a mesma capacidade.  Vamos criar em vermelho uma linha chamada "qtde necessária".


Por exemplo, comprando embalagens de 3 litros, para atingirmos o mínimo de 7,2 litros, precisamos comprar 3 unidades.  Já com embalagens de 1 litro, são necessárias 8 unidades.

Agora temos que calcular o custo total e escolher o menor deles.  Para isso, basta multiplicar os valores da linha Custo (R$) pela linha qtde necessária, vamos armazená-los em uma nova linha de cor azul, chamada Custo Total.


Dica 1:  o primeiro elemento da linha Custo Total não foi calculado (atribuímos um NC), uma vez que ele é maior do que o elemento seguinte, veja só:

3 x 4,39  > 3 x 3,69  

Nem precisamos calcular o primeiro elemento, pois sabemos com certeza que ele é maior que o segundo e com isso economizamos tempo de cálculo.

Dica 2:  na hora de realizar multiplicações que envolvem números com casas decimais, por exemplo, (1,99) x 8 podemos fazer o seguinte:   

1,99 = 2,00 - 0,01    (certo?)

Então, ao invés de calcularmos (1,99) x 8, nós calcularemos (2,00 - 0,01) x 8.

(2,00 - 0,01) x 8 = 16,00 - 0,08 = 15,92  

É uma dica valiosa para você fazer cálculos de cabeça no supermercado.


Analisando a linha (Custo Total) da tabela,  encontramos a opção de embalagem, em litro, que proporcionará maior economia para essa dona de casa como sendo a embalagem de 1,5 litros.

Alternativa correta é a letra b).

Aproveite e continue praticando com uma lista de questões anteriores do ENEM.

Um forte abraço e bons estudos.