Neste artigo, vamos calcular o determinante de uma matriz 3x3 usando a Regra de Sarrus.  Este método será muito útil para resolução de exercícios de concursos e vestibulares onde o tema Matrizes e Determinantes fizer parte do conteúdo do edital.  

Vamos calcular o determinante de uma matriz proveniente de uma questão do Vestibular UNICAMP 2019.  O nosso objetivo é simplesmente calcular o determinante da matriz a seguir utilizando o método de Sarrus:

O que precisamos fazer é repetir os valores das colunas 1 e 2 após a coluna 3 da matriz, ficando assim com uma matriz com 3 linhas e 5 colunas. Veja como ficaria:

Agora é necessário multiplicar os elementos da matriz de forma cruzada, conforme ilustrado na figura, é o momento de realizar os cálculos, vamos para a operação:

- (  1.1.2 + 1.3.1 + 3.1.2  ) +  ( 1.1.2 + 3.3.2 + 1.1.1 )

- (  2 + 3 + 6  ) +  ( 2 + 18 + 1 )

- 11 + 21

10

Caso queira praticar ainda mais este tema, confira uma lista com questões de vestibulares sobre matrizes e determinantes.

Conteúdo adicional:  você sabia que o determinante de uma matriz pode ser calculado no Excel?  Para isso, basta digitar a matriz e usar a função MATRIZ.DETERM(célula do início:célula do fim da matriz).