(Concurso: Professor de Matemática da Educação Básica - Prefeitura de Teresina/PI. 2019 Banca: NUCEPE) Paulo consultou um médico e foi receitado com três tipos de remédios, para um tratamento de 60 dias completos. O remédio A deverá ser tomado a cada 4 horas, o B a cada 6 horas e o C a cada 10 horas. Paulo iniciou o tratamento tomando os remédios A, B e C no mesmo horário. Supondo que ele tomará, rigorosamente, toda medicação no horário da ingestão dos medicamentos, então o número de vezes em que os três remédios serão ingeridos simultaneamente será: 

a) 12 vezes. b) 24 vezes. c) 25 vezes. d) 30 vezes. e) 120 vezes.


Solução: questão de matemática bem interessante sobre aplicação prática do MMC - Mínimo Múltiplo Comum.  O MMC entre 4, 6 e 10 vale 60.


Caso precise fazer uma revisão sobre como calcular MMC e MDC entre dois ou mais números, aproveite e confira o artigo acima.


Se o MMC vale 60, então quer dizer que a cada 60 horas os 3 remédios serão consumidos simultaneamente. Como o tratamento durará 60 dias, em horas ele irá durar 60 x 24 horas no total.  Não é necessário fazer essa multiplicação vamos manter assim.

No instante t=0, conforme o enunciado, os 3 remédios serão ingeridos juntos e já contabilizamos 1 repetição. Depois disso, haverá consumo simultâneo em outras ocasiões, para encontrá-las, basta dividirmos o total de horas pelo MMC:    

(60 x 24) / 60 ocasiões
24 ocasiões

Agora é só somar 1 + 24 = 25 consumos simultâneos.  Alternativa correta é a letra c).

Aproveite e continue praticando com uma Lista de Exercícios Resolvidos sobre MMC - Mínimo Múltiplo Comum.

Um forte abraço e bons estudos.