(TJ - RJ 2014 - Técnico de Atividade Judiciária sem especialidade - Banca: FGV) A Meta Prioritária 04/2010 do CNJ determina que os tribunais lavrem e publiquem todos os acórdãos em até 10 dias após a sessão de julgamento. A meta é considerada atingida quando o grau de cumprimento é igual ou superior a 90%. 

A tabela a seguir mostra, para o mês de setembro de 2014, o total de acórdãos e o número de acórdãos publicados em até 10 dias após a sessão de julgamento de três Câmaras Cíveis hipotéticas.

É correto afirmar que: 

(A) as três Câmaras atingiram a meta;
(B) apenas as Câmaras 1 e 2 atingiram a meta;
(C) apenas as Câmaras 1 e 3 atingiram a meta;
(D) apenas as Câmaras 2 e 3 atingiram a meta;
(E) apenas a Câmara 2 atingiu a meta. 


Solução: nesta questão de Raciocínio Lógico Matemático do Concurso de 2014 do TJ - RJ, Banca examinadora: FGV, temos que realizar operações de divisão e verificar se o desempenho das Câmaras Cíveis estão dentro de uma meta.  Achei uma questão muito interessante.  Embora seja tranquila de efetuar os cálculos, envolve uma situação prática da matemática no dia a dia muito comum com indicadores de desempenho.  

Vamos utilizar a própria tabela do enunciado para efetuar os cálculos:


A meta é considerada atingida quando o grau de cumprimento é igual ou superior a 90% (ou 0,90).  Repare que apenas as Câmaras 1 e 3 atingiram a meta.

Alternativa correta é a letra c).

Aproveite e continue praticando com uma lista de questões de matemática do TJ-RJ.

Um forte abraço e bons estudos.