(PAES UEMA - 2019) A cada cinco brasileiros, um está obeso.  Mais da metade da população está acima do peso. O IMC é o índice internacional mais usado para definir se uma pessoa está abaixo, no peso ideal ou acima dele.  O cálculo do IMC é feito dividindo o peso, em quilogramas, pela altura (dada em metros) ao quadrado.  Quanto maior o IMC, maior o grau de obesidade e maior o risco de doenças como diabetes, AVC, infarto, pressão alta, trombose, entre outras.

Uma pessoa com 67 kg e 1,60 metros de altura apresenta, de acordo com o quadro, a situação de

a) Obesidade grau II.
b) Obesidade grau III e IV.
c) Sobrepeso.
d) Obesidade grau I.
e) Peso normal.


Solução: questão de matemática do PAES (Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior) para UEMA (Universidade Estadual do Maranhão). Prova aplicada no dia 21/10/2018.

Questão muito interessante com aplicação prática da matemática.  O cálculo do IMC é feito dividindo o peso, em quilogramas, pela altura (dada em metros) ao quadrado.  Vamos aos cálculos:

IMC = 67/(1,60)2
IMC = 67/2,56
IMC ≅ 26 

Para este caso específico, nem precisamos ser tão precisos nessa divisão, pois o valor de aproximadamente 26 já é suficiente para classificarmos a situação dessa pessoa na categoria de Sobrepeso [ entre 25,0 e 29,9 ].
 
Alternativa correta é a letra c).

Aproveite e continue praticando com uma lista de questões anteriores do PAES UEMA

Um forte abraço e bons estudos.