(FUVEST 2022) O sistema de numeração conhecido como chinês científico (ou em barras) surgiu provavelmente há mais de dois milênios. O sistema é essencialmente posicional, de base 10, com o primeiro algarismo à direita representando a unidade. A primeira linha horizontal de símbolos da figura mostra como se representam os algarismos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 quando aparecem em posições ímpares (unidades, centenas etc.), e a segunda linha quando tais algarismos aparecem em posições pares (dezenas, milhares etc.). Nesse sistema, passou-se a usar um círculo para representar o algarismo zero a partir da Dinastia Sung (960-1126).

Assinale a alternativa que representa o número 91625 nesse sistema de numeração. 


Solução: questão de matemática da FUVEST 2022,  prova aplicada no dia 12/12/2021.

Para convertermos o número 91625 para o sistema chinês científico, conforme foi detalhado no enunciado, em primeiro lugar, vamos identificar os algarismos nas posições pares (P) e ímpares (I).

número 9  1   6   2   5
posição I   P   I   P   I

Para realizarmos a construção desse número, inicialmente nós precisamos do símbolo referente ao 9 na posição ímpar.   A primeira linha é referente às posições ímpares, sendo assim:


Na sequência, nós precisamos do símbolo referente ao 1 na posição par.  Atente que a linha da posição par é a segunda linha.



E vamos repetindo este procedimento. Na sequência, precisamos do símbolo referente ao 6 na posição ímpar, do símbolo referente ao 2 na posição par e por último do símbolo referente ao 5 na posição ímpar.  Finalmente teremos:

 
Alternativa correta é a letra a).

Aproveite e continue praticando com uma lista de questões anteriores da FUVEST.

Um forte abraço e bons estudos.