(ENEM 2021) Uma rede de hamburgueria tem três franquias em cidades distintas. Visando incluir um novo tipo de lanche no cardápio, o gerente de marketing da rede sugeriu que fossem colocados à venda cinco novos tipos de lanche, em edições especiais. Os lanches foram oferecidos pelo mesmo período de tempo em todos os franqueados. O tipo que apresentasse a maior média por franquia seria incluído definitivamente no cardápio.  Terminado o período de experiência, a gerência recebeu um relatório descrevendo as quantidades vendidas, em unidade, de cada um dos cinco tipos de lanche nas três franquias.

Com base nessas informações, a gerência decidiu incluir no cardápio o lanche de tipo 

a) I .  b) II.  c) III.  d) IV.  e) V.


Solução: questão de matemática do ENEM 2021,  prova aplicada no dia 28/11/2021.

Do enunciado: "Os lanches foram oferecidos pelo mesmo período de tempo em todos os franqueados. O tipo que apresentasse a maior média por franquia seria incluído definitivamente no cardápio."

Para, calcular a média das unidades vendidas de cada lanche por franquia, basta somarmos cada coluna e dividir por 3 que é o número de franquias.  No caso, nem precisaremos efetuar a divisão por 3, apenas a soma, pois como todos estarão divididos por 3, então para pegar a maior média, basta pegar aquela que tem o maior numerador.  Veja na tabela a seguir:



Alternativa correta é a letra e).

Aproveite e continue praticando com uma lista de questões anteriores do ENEM.

Um forte abraço e bons estudos.