(FATEC 2019) A criptografia pode ser descrita como um conjunto de técnicas desenvolvidas com o objetivo de proteger a informação de modo que apenas algumas pessoas, que possuem uma “chave”, possam obter acesso aos dados. 

Considere que uma empresa decida codificar seus dados numéricos valendo-se de um sistema de criptografia baseado em um sistema de numeração posicional de base 26, similar ao posicional de base 10, no qual cada letra do alfabeto passa a corresponder a um número.

Assim, qualquer informação numérica é traduzida como “palavras”. Com elas é possível realizar operações de modo semelhante ao que se faz no sistema posicional de base 10. No exemplo DIA + SOL, temos:

Assinale a alternativa que apresenta, nesse sistema, o valor correto da soma QUERO + FATEC. 

(A) VUXVQ
(B) VUVYQ
(C) VVXVR
(D) UVYZR
(E) UVYZQ


Solução: questão de raciocínio lógico do Vestibular Fatec 1° Semestre 2019, prova aplicada no dia 09/12/2018.

Uma questão bem interessante sobre bases numéricas, tema muito comum na ciência da computação.  Com o crescimento da aplicação da tecnologia da informação nas empresas, esse tipo de questão vem se tornando cada vez mais recorrente em vestibulares e concursos públicos.  Recomendamos que você confira também nossa relação de exercícios resolvidos de conversão de bases numéricas.

Para resolvermos essa questão, basta procedermos exatamente conforme o exemplo da operação realizada na figura 2 do enunciado.


Alternativa correta é a letra a).

Aproveite e continue praticando com uma lista de questões de matemática do Vestibular FATEC - SP.

Um forte abraço e bons estudos.