(UERJ 2022) Durante a atual pandemia da covid-19, uma universidade realizou um estudo com 400 docentes sobre o Ensino a Distância (EAD) e o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Parte dos resultados desse estudo está representada a seguir:

Entre os docentes que consideram que o EAD e o ERE são formas de trabalho distintas, a quantidade daqueles que não vislumbram a continuidade do trabalho de ERE após a pandemia é igual a: 

(A) 200 (B) 220 (C) 240 (D) 260


Solução: questão de matemática do Vestibular UERJ 2022, prova do dia 20/03/2022.

Para resolvermos essa questão, precisamos interpretar o diagrama do enunciado.  Repare que o diagrama central, intitulado "TOTAL DE DOCENTES" é formado por 5 linhas com 10 bonequinhos cada.

Sabemos também que o estudo foi realizado com um total de 400 docentes.  Isto quer dizer que cada  um dos 50 bonequinhos está representando (400/50) = 8 docentes.  Vamos guardar essa informação.

Agora, vamos para o comando da questão: "Entre os docentes que consideram que o EAD e o ERE são formas de trabalho distintas, a quantidade daqueles que não vislumbram a continuidade do trabalho de ERE após a pandemia é igual a".  

Temos que focar agora no diagrama da esquerda, intitulado "Consideram que EAD e ERE são formas de trabalho distintas" e contar a quantidade de bonequinhos coloridos com a cor cinza, pois são estes que representam os docentes que não vislumbram a continuidade do trabalho de ERE após a pandemia.  Repare que temos 30 bonequinhos de cor cinza.


Finalmente, basta então multiplicarmos 30 por 8 e chegaremos ao resultado (30x8) = 240.

Alternativa correta é a letra c).

Aproveite e continue praticando com uma lista de questões de matemática da UERJ.

Um forte abraço e bons estudos.