(UFRJ 2014) A figura a seguir apresenta as taxas de desocupação das pessoas de 10 anos ou mais (em %) em quatro Regiões Metropolitanas, de junho de 2013 a agosto de 2014. (Fonte: IBGE).

Com base nesse gráfico, assinale a alternativa correta. 

A) Em maio de 2014, as Regiões Metropolitanas em ordem decrescente de taxa de desocupação foram: Salvador, Recife, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
B) Em julho de 2013, as Regiões Metropolitanas em ordem crescente quanto às taxas de desocupação foram Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife e Salvador.
C) Exceto a Região Metropolitana de Salvador, as demais Regiões Metropolitanas consideradas apresentaram taxas de desocupação que variaram entre 3% e 8%.
D) A Região Metropolitana de Porto Alegre apresentou, na maior parte do tempo considerado, a menor taxa de desocupação, superando a Região Metropolitana do Rio de Janeiro apenas a partir de maio de 2014.
E) No período que vai de dezembro de 2013 a março de 2014, a Região Metropolitana de Salvador apresentou apenas crescimento das taxas de desocupação, enquanto a Região Metropolitana de Recife apresentou apenas decaimento das taxas de desocupação.


Solução: questão de matemática do Concurso Público para o cargo de Assistente em Administração da UFRJ, edital nº 390/2014,  banca: PR-4,  prova aplicada no dia 01/02/2015.

Uma qestão típica de análise e interpretação de gráficos.  Vamos analisar o gráfico do enunciado e confrontar com as alternativas de resposta.

A) Em maio de 2014, as Regiões Metropolitanas em ordem decrescente de taxa de desocupação foram: Salvador, Recife, Porto Alegre e Rio de Janeiro.  (Falsa)

Em ordem decrescente, o correto seria Salvador, Recife, Rio de Janeiro e Porto Alegre.



B) Em julho de 2013, as Regiões Metropolitanas em ordem crescente quanto às taxas de desocupação foram Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife e Salvador.  (Verdadeira)



Para fins de estudo, vamos analisar as demais alternativas.

C) Exceto a Região Metropolitana de Salvador, as demais Regiões Metropolitanas consideradas apresentaram taxas de desocupação que variaram entre 3% e 8%. (falsa)

A afirmação é falsa, porque Porto Alegre chegou a ter taxas abaixo de 3%.


D) A Região Metropolitana de Porto Alegre apresentou, na maior parte do tempo considerado, a menor taxa de desocupação, superando a Região Metropolitana do Rio de Janeiro apenas a partir de maio de 2014.  (falsa)

A alternativa (d) se tornou falsa, a partir do momento em que afirmou que a taxa de desocupação de Porto Alegre superou a taxa do Rio de Janeiro a partir de maio de 2014.  Podemos visualizar no gráfico que isso ocorreu não em maio de 2014, mas sim em junho de 2014.


E) No período que vai de dezembro de 2013 a março de 2014, a Região Metropolitana de Salvador apresentou apenas crescimento das taxas de desocupação (VERDADE), enquanto a Região Metropolitana de Recife apresentou apenas decaimento das taxas de desocupação (FALSA).

Note que no período informado, Recife teve um aumento de dez/13 para jan/14.


Alternativa correta é a letra b).

Aproveite e continue praticando com uma lista de questões de matemática da UFRJ.

Um forte abraço e bons estudos.