(ENEM 2022) Nos cinco jogos finais da última temporada, com uma média de 18 pontos por jogo, um jogador foi eleito o melhor do campeonato de basquete. Na atual temporada, cinco jogadores têm a chance de igualar ou melhorar essa média. No quadro estão registradas as pontuações desses cinco jogadores nos quatro primeiros jogos das finais deste ano.

O quinto e último jogo será realizado para decidir a equipe campeã e qual o melhor jogador da temporada. 

O jogador que precisa fazer a menor quantidade de pontos no quinto jogo, para igualar a média de pontos do melhor jogador da temporada passada, é o

A) I. B) II. C) III. D) IV. E) V.


Solução: questão de matemática do ENEM 2022,  prova aplicada no dia 20/11/2022.

O jogador que precisa fazer a menor quantidade de pontos no quinto jogo, para igualar a média de pontos do melhor jogador da temporada passada, é o jogador que tiver acumulado até o 4º jogo a maior quantidade de pontos.   Ou seja, o jogador que tiver mais pontos, estará mais próximo da pontuação alcançada pelo melhor jogador da última temporada.

Para ilustrar esse raciocínio, vamos calcular quantos pontos fez o melhor da última temporada, que teve média de 18 pontos em 5 jogos.  Isto quer dizer que

Média = Total de Pontos
                     nº de jogos  
18 = Total de Pontos
                   5
18 x 5 = Total de Pontos
Total de Pontos = 90
                     
Isto quer dizer que na temporada passada, o melhor jogador conseguiu fazer 90 pontos na soma dos 5 jogos, o que deu a ele uma média de 90/5 = 18 pontos por jogo.   Então, na temporada atual, para que um jogador iguale a média do campeão da temporada passada, este jogador precisa de um total de 90 pontos em 5 jogos.

Agora, vamos somar a pontuação já alcançada pelos 5 jogadores nos 4 primeiros jogos da atual temporada.  Vamos utilizar a própria tabela do enunciado da questão do ENEM criando ao final dela uma coluna chamada TOTAL, que tem a soma de pontos de cada um dos jogadores nos 4 primeiros jogos.

O jogador que precisa fazer a menor quantidade de pontos no quinto jogo, para igualar a média de pontos do melhor jogador da temporada passada, é aquele jogador que está até o 4º jogo com o maior total de pontos, ou seja é o Jogador I, pois ele possui 77 pontos e só precisa fazer (90-77 = 13 pontos).

Note que os jogadores II e III ainda precisam de 19 pontos cada um e os jogadores IV e V ainda precisam de 15 pontos cada um.

Alternativa correta é a letra a).

Aproveite e continue praticando com uma lista de questões anteriores do ENEM.

Um forte abraço e bons estudos.