(FATEC 2023) As profissões de mágico e de matemático podem dialogar entre si. Um exemplo disso são as ordens cíclicas – sequências que se repetem – utilizadas em truques com baralhos. 

Suponha que, antes de realizar um truque de adivinhação, um mágico disponha as cartas de um baralho na ordem cíclica representada na figura.

Durante a apresentação, são convidados ao palco três espectadores. O mágico pede a um dos espectadores que separe o baralho de cartas em duas partes (corte), colocando a parte de baixo em cima da outra. 

O mágico então irá distribuir 3 cartas em sequência aos espectadores convidados. Assim, ele pega a primeira carta do topo do baralho e entrega ao primeiro espectador. Em seguida, pega a próxima carta e entrega ao segundo espectador e, por fim, retira a carta seguinte e entrega ao terceiro espectador. 

Ele pergunta ao primeiro espectador somente o símbolo que identifica a carta que está com ele, o qual responde que tem um K. 

Para o segundo espectador, o mágico pergunta apenas o naipe, obtendo a informação que é ♦. 

Logo, o mágico pode deduzir que o terceiro espectador está segurando a carta


Solução: questão de raciocínio lógico do Vestibular Fatec 1° Semestre 2023, prova do dia 08/01/2023.

Para resolver essa questão, precisamos identificar o padrão de repetição da sequência de cartas, note que há uma sequência para os símbolos (números ou letras) e também há uma sequência para os naipes, vamos ilustrar isso a seguir.


O primeiro espectador tem um K, isto quer dizer que o segundo espectador tem um 3 e o terceiro tem um 6.  Mas de qual naipe?

O segundo espectador tem uma carta com naipe de ♦ e olhando a sequência dos naipes, sabemos que depois de ♦ vem o ♣ .  Isto quer dizer que o terceiro está com o 6♣.

Alternativa correta é a letra c).

Aproveite e continue praticando com uma lista de questões de matemática do Vestibular FATEC - SP.

Um forte abraço e bons estudos.