(FATEC 2023) Em meio às cidades, tem germinado um modelo de negócio: as fazendas verticais.

Nelas os alimentos são cultivados em uma espécie de laboratório que pode ser montado em prédios ou contêineres. Nesse processo, utiliza-se um litro de água por pé de alface, produzindo hortaliça livre de agrotóxicos. Contudo, se fosse no campo, seguindo o modelo tradicional, estima-se que seriam necessários 40 litros de água por pé de alface. Além disso, se no campo a semente pode levar até 70 dias para virar a hortaliça, na fazenda vertical, a média é de 40 dias.

Assim, é correto afirmar que as fazendas verticais promovem uma redução de cerca de   I    na quantidade de água utilizada na agricultura tradicional, e de aproximadamente  II   na quantidade de dias para a semente virar hortaliça.

Assinale a alternativa que completa de forma correta as informações I e II do texto.


Solução: questão de matemática do Vestibular Fatec 1° Semestre 2023, prova do dia 08/01/2023.

Uma questão de matemática sobre porcentagem com uma contextualização bastante interessante.  Vamos aos cálculos de I e II.
  • Cálculo de I) 
[(qtde de água por hortaliça na fazenda vertical) - (qtde de água por hortaliça na agricultura tradicional)] / [qtde de água por hortaliça na agricultura tradicional]

[ 1 - 40 ] / [ 40 ]

-39/40

-0,975  (redução de 97,5%)

Com isso, eliminamos as alternativas (a), (b) e (c) e ficamos apenas com as letras (d) e (e).  Vamos verificar a seguir qual delas é a correta.
  • Cálculo de II)
[(qtde de dias para a semente virar hortaliça na fazenda vertical) - (qtde de dias para a semente virar hortaliça na agricultura tradicional)] / [qtde de dias para a semente virar hortaliça na agricultura tradicional]

[ 40 - 70 ] / [ 70 ]

-30 / 70

≅ - 0,429 (redução de aproximadamente 42,9%)

Alternativa correta é a letra d).

Aproveite e continue praticando com uma lista de questões de matemática do Vestibular FATEC - SP.

Um forte abraço e bons estudos.