(ENEM 2023) Um professor, para promover a aprendizagem dos estudantes em estatística, propôs uma atividade. O objetivo era verificar o percentual de estudantes com massa corporal abaixo da média e altura acima da média de um grupo de estudantes. Para isso, usando uma balança e uma fita métrica, avaliou uma amostra de dez estudantes, anotando as medidas observadas. O gráfico apresenta a massa corporal, em quilograma, e a altura, em metro, obtidas na atividade.

Após a coleta dos dados, os estudantes calcularam a média dos valores obtidos, referentes à massa corporal e à altura, obtendo, respectivamente, 80 kg e 1,65 m. 

Qual é o percentual de estudantes dessa amostra com massa corporal abaixo da média e altura acima da média? 

A) 10 B) 20 C) 30 D) 50 E) 70


Solução: questão de matemática do ENEM 2023,  prova aplicada no dia 12/11/2023.

Para calcularmos o percentual de estudantes dessa amostra com massa corporal abaixo da média (80 kg) e altura acima da média (1,65 m), precisamos identificar, no gráfico, a quantidade de estudantes que atendem a estes dois critérios e depois dividir essa quantidade por 10, que é o número de estudantes na amostra.

Analisando o gráfico, só vamos identificar 2 estudantes que atendem estes dois critérios.  Obs:  estes dois critérios precisam ser satisfeitos juntos.



Como são 2 estudantes de um total de 10, calculamos:  2/10 

Queremos o valor em percentual e já temos um 10 no denominador, então vamos multiplicar essa fração por 10/10.  

 2  * 10  =  20   = 20%
10    10     100 

Alternativa correta é a letra b).

Aproveite e continue praticando com uma lista de questões anteriores do ENEM.

Um forte abraço e bons estudos.