Conforme exemplo do enunciado, inicia-se atribuindo um valor para b1, e a partir dele calculamos os seguintes:
b4 = b3 + a3 , e assim sucessivamente.
O objetivo é que (bn) seja uma PA de razão 𝑟′, sabemos que em uma progressão aritmética (PA), a partir do segundo termo, podemos obter cada termo somando ao termo anterior a razão, que é um valor sempre constante.
Neste caso, precisamos que a1, a2, a3, a4, ... , tenham sempre o mesmo valor, ou seja, precisamos que a progressão aritmética (an) seja constante. Logo,
𝑟′ = a1 = a2 = a3 = a4 = a5 = ...
Portanto, a alternativa correta é a letra (A).
Vamos ver isso passo a passo a seguir escrevendo os primeiros termos da sequência (bn). O valor de b1 é definido inicialmente, e a partir de b2, os valores seguintes são calculados.
→ n = 1;
b1+1 = b1 + a1
b2 = b1 + a1
→ n = 2;
b2+1 = b2 + a2
b3 = b2 + a2
→ n = 3;
b3+1 = b3 + a3
b4 = b3 + a3
Assim, tem-se
(bn) = (b1, b1 + a1, b2 + a2, b3 + a3, ...).
Podemos notar que a partir do segundo termo, cada termo é igual ao termo anterior mais um valor (a1, depois a2, depois a3, ....). O objetivo é que (bn) seja uma progressão aritmética de razão 𝑟′ , então
𝑟′ = a1 = a2 = a3 = a4 = a5 = ...
Com essa construção, percebemos que a1, a2, a3, ... , precisam ter sempre o mesmo valor r' para a sequência (bn) ser PA: (bn) = (b1, b1 + r', b2 + r', b3 + r', ...).
A seguir, vamos verificar isso com um exemplo bem simples, considerando que a1 = 1 e que r = 0. É importante escolher r = 0, pois assim a PA (an) será constante, ou seja, terá todos os seus termos iguais, vamos ver:
(an) = (a1, a1 + r, a2 + r, a3 + r, a4 + r, ...),
Atribuindo os valores.
(an) = (1,1,1,1,1, ...),
Agora, vamos escrever a sequência (bn), considerando que b1 = 10.
(bn) = (10,11,12,13,14, ...).
Assim, podemos notar que (bn) é uma PA de razão r' = 1, que é o mesmo valor de a1, a2, a3, a4, ...
Por último, vamos ver um outro exemplo, quando a1 = 1 e r = 1. Perceba que neste caso r é diferente de 0, portanto a PA (an) não será constante, logo, a sequência (bn) não será PA.
(an) = (1,2,3,4,5, ...),
E com ela vamos escrever a sequência (bn), considerando que b1 = 10.
(bn) = (10,11,13,16,20, ...).
Assim, podemos notar que (bn) não é uma PA, conforme já era esperado.
Um breve resumo da resolução: para que a sequência (bn) seja uma PA de razão r', então (an) precisa ser uma PA constante, para isso, sua razão r precisa ser igual a 0. Assim, os termos a1, a2, a3, a4, ... serão todos iguais, e também serão iguais a razão r' da (bn).