(ENEM 2020) O Estatuto do Idoso, no Brasil, prevê certos direitos às pessoas com idade avançada, concedendo a estas, entre outros benefícios, a restituição de imposto de renda antes dos demais contribuintes.  A tabela informa os nomes e as idades de 12 idosos que aguardam suas restituições de imposto de renda.  Considere que, entre os idosos, a restituição seja concedida em ordem decrescente de idade e que, em subgrupos de pessoas com a mesma idade, a ordem seja decidida por sorteio.

Nessas condições, a probabilidade de João ser a sétima pessoa do grupo a receber sua restituição é igual a:

a) 1/12   b) 7/12   c) 1/8    d) 5/6    e) 1/4

Solução: mais uma questão sobre probabilidade do ENEM 2020 que requer atenção na interpretação.   Historicamente, probabilidade e análise combinatória são dois temas muito cobrados nas provas de matemática do ENEM.

João tem 75 anos, mesma idade de outros 3 contribuintes. Pelas regras do enunciado,  terá que haver um sorteio entre eles para saber quem será o 7º, 8º, 9º e 10º a receber a restituição.

Atenção: pelas regras do enunciado, João não será 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e nem 6º, estas posições já são por direito dos mais velhos.  

O conjunto Universo (U) tem quatro elementos: {7º, 8º, 9º e 10º}
O conjunto Evento Esperado (E) tem apenas um elemento: {7º}

P = E/U = 1/4. Alternativa correta é a letra e).

Aproveite e continue praticando com uma lista de exercícios de probabilidade.

Um forte abraço e bons estudos.