(ENEM PPL 2019) O dono de um salão de festas precisa decorar cinco pilastras verticais cilíndricas idênticas, cujo raio da base mede 10 cm. O objetivo é revestir integralmente essas pilastras com faixas de menor comprimento possível, de modo que cada uma tenha seis faixas de cor preta e cinco faixas de cor branca, conforme ilustrado na figura.


Ele orçou as faixas em cinco lojas que as comercializam na largura e nas cores desejadas, porém, em todas elas, só são vendidas peças inteiras. Os comprimentos e os respectivos preços das peças comercializadas por loja estão apresentados no quadro.

O dono do salão de festas decidiu efetuar a compra em uma única loja, optando por aquela em que a compra ficaria mais barata. 

Utilize 3 como valor aproximado para π. 

A loja na qual o dono do salão de festas deve comprar as peças necessárias para confeccionar as faixas é 

A I.   B II.   C III.   D IV.   E V.

Solução:  são cinco pilastras a serem decoradas, cada pilastra tem comprimento de C = 2.π.R = 2.3.10 cm = 60 cm.  

Em termos de faixas:

1 pilastra tem 6 pretas e 5 brancas.
5 pilastras terão (5x6=30) pretas e (5x5 = 25) brancas.

Faixa preta = 30 unidades x 60cm = 18 metros.
Faixa branca = 25 unidades x 60 cm = 15 metros.

Agora, para cada loja diferente, teremos que dividir o 18 e o 15 pelo comprimento da peça que eles oferecem, estes valores terão que ser inteiros e arredondados para cima.  Depois vamos somar estes dois valores e multiplicar esta soma pelo preço de cada peça. O menor de todos estes valores será a compra mais barata.  Aproveitando a própria tabela do enunciado do ENEM, vamos fazer estes cálculos:


Aproveite e continue praticando com uma lista de questões anteriores do ENEM.

Um forte abraço e bons estudos.