(ENEM 2020 Digital) Uma empresa deseja construir um edifício residencial de 12 pavimentos, num lote retangular de lados medindo 22 e 26 m. Em 3 dos lados do lote serão construídos muros. A frente do prédio será sobre o lado do lote de menor comprimento. Sabe-se que em cada pavimento 32 m² serão destinados à área comum (hall de entrada, elevadores e escada), e o restante da área será destinado às unidades habitacionais. A legislação vigente exige que prédios sejam construídos mantendo distâncias mínimas dos limites dos lotes onde se encontram. Em obediência à legislação, o prédio ficará 5 m afastado da rua onde terá sua entrada, 3 m de distância do muro no fundo do lote e 4 m de distância dos muros nas laterais do lote, como mostra a figura.


A área total, em metro quadrado, destinada às unidades habitacionais desse edifício será de 

A) 2 640.   B) 3 024.   C) 3 840.   D) 6 480.   E) 6 864.

Solução: questão interessante do ENEM 2020 (aplicação digital) com situação prática da matemática no tema área de figuras geométricas.   De acordo com as informações do enunciado, vamos encontrar a área onde o edifício residencial de 12 pavimentos ("andares") será construído.


A área destinada a construção do edifício residencial de 12 pavimentos é de 14 x 18 = 252 m².  

O objetivo da questão é calcular a área total, em metro quadrado, destinada às unidades habitacionais dos 12 pavimentos deste edifício.  Neste momento, temos que atentar para a seguinte informação do enunciado: "sabe-se que em cada pavimento 32 m² serão destinados à área comum (hall de entrada, elevadores e escada), e o restante da área será destinado às unidades habitacionais."

Logo, cada pavimento terá 252 - 32  = 220 m² de área destinada às unidades habitacionais.

Finalmente, como são 12 pavimentos, basta multiplicar 12 x 220 = 2640 m².

Alternativa correta é a letra a).

Aproveite e continue praticando com uma lista de exercícios resolvidos sobre áreas de figuras planas.

Um forte abraço e bons estudos.