(PAES UEMA - 2020) Anagramas, no âmbito da matemática, estão relacionados com a análise combinatória e consistem na permutação (troca de posição das letras) de uma palavra, resultando outra formação com exatamente as mesmas letras, podendo ter significado presente no dicionário ou não. Para sabermos o total de anagramas que são possíveis de serem formados, usamos o conceito de fatorial. 

Por exemplo a palavra ALEGRIA com 7 letras, o resultado é 7! (7x6x5x4x3x2x1=5040) e para obter os anagramas basta trocar as letras entre si. 

https://www.significados.com.br/anagrama/ (Adaptado). 

A quantidade de anagramas formados com a palavra PEDRA e quatro exemplos adequados destes anagramas estão indicados na seguinte opção:


Solução: questão de matemática do PAES (Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior) para UEMA (Universidade Estadual do Maranhão). Prova aplicada no dia 20/10/2019.

A palavra PEDRA tem 5 letras distintas, logo a quantidade de anagramas que podem ser formados com essas 5 letras vale 5! = 5 x 4 x 3 x 2 x 1 =  120.

Repare que apenas as alternativas (a) e (e) podem ser as corretas.  Entretanto, temos que descartar a letra (e), pois ela tem dois anagramas falhos, são eles:  MADRE e ADPRA.  Sendo assim, a alternativa correta é a letra a).

Aproveite e continue praticando com uma lista de questões anteriores do PAES UEMA

Um forte abraço e bons estudos.