(FATEC 2023) Ao trabalhar com o serviço de entregas (delivery), um aspecto avaliado é o “raio de entrega” dos pedidos, pois ele influencia a cobrança de taxas. 

Suponha que uma empresa estabeleça em 5 km o seu raio máximo de atuação. Um cliente, que mora exatamente no limite dessa região, realiza seu pedido via aplicativo (app). 

Ao realizar o pedido, o app pede que o cliente informe um ponto de referência para auxiliar o entregador. Esse cliente em questão, para fornecer o ponto de referência, escreveu: “Moro a exatamente 1 km da Avenida Bom Sucesso, em uma rua paralela a ela”.

Devido a um problema no app, o entregador não consegue visualizar o endereço do cliente, tendo acesso apenas ao esquema da figura. 

Se a distância, em linha reta, da Empresa até a Avenida Bom Sucesso é de 4 km, a quantidade de pontos em que o endereço do cliente pode estar é

(A) 1. (B) 2. (C) 3. (D) 4. (E) 5.


Solução: questão de raciocínio lógico do Vestibular Fatec 1° Semestre 2023, prova do dia 08/01/2023.

Questão interessante de geometria plana que envolve noções sobre a circunferência.  Para resolvermos essa questão precisamos ter em mente o seguinte:

i) A empresa possui um raio máximo de atuação de 5 km e vai entregar um pedido a um cliente que mora exatamente no limite dessa região.  Isto quer dizer que o cliente mora em algum ponto que está sobre a circunferência, vamos reforçar isso.



ii)  O cliente informa que mora a exatamente 1 km da Avenida Bom Sucesso, em uma rua paralela a ela.  No esquema proposto, só existem duas ruas possíveis que são paralelas a Av. Bom Sucesso e que distam 1 km dessa avenida, são elas as ruas "A" e "B" que vamos ilustrá-las a seguir:



Ilustrando as duas ruas paralelas a Av. Bom Sucesso, podemos observar que na Rua "A" existem dois locais possíveis onde o cliente pode morar (pontos I e II), já na Rua "B" só existe o ponto III.

Deste modo, podemos concluir que a quantidade de pontos em que o endereço do cliente pode estar é igual a 3.  

Alternativa correta é a letra c).

Aproveite e continue praticando com uma lista de questões de matemática do Vestibular FATEC - SP.

Um forte abraço e bons estudos.