(ENEM 2023) Visando atrair mais clientes, o gerente de uma loja anunciou uma promoção em que cada cliente que realizar uma compra pode ganhar um voucher para ser usado em sua próxima compra. Para ganhar seu voucher, o cliente precisa retirar, ao acaso, uma bolinha de dentro de cada uma das duas urnas A e B disponibilizadas pelo gerente, nas quais há apenas bolinhas pretas e brancas. Atualmente, a probabilidade de se escolher, ao acaso, uma bolinha preta na urna A é igual a 20% e a probabilidade de se escolher uma bolinha preta na urna B é 25%. Ganha o voucher o cliente que retirar duas bolinhas pretas, uma de cada urna. 

Com o passar dos dias, o gerente percebeu que, para a promoção ser viável aos negócios, era preciso alterar a probabilidade de acerto do cliente sem alterar a regra da promoção. Para isso, resolveu alterar a quantidade de bolinhas brancas na urna B de forma que a probabilidade de um cliente ganhar o voucher passasse a ser menor ou igual a 1%. Sabe-se que a urna B tem 4 bolinhas pretas e que, em ambas as urnas, todas as bolinhas têm a mesma probabilidade de serem retiradas. 

Qual é o número mínimo de bolinhas brancas que o gerente deve adicionar à urna B? 

A) 20 B) 60 C) 64 D) 68 E) 80


Solução: questão de matemática do ENEM 2023,  prova aplicada no dia 12/11/2023.

Uma questão bem interessante com aplicação prática da probabilidade em contexto empresarial.  Para resolver esse problema, vamos definir as seguintes variáveis:

PA é a probabilidade de se escolher, ao acaso, uma bolinha preta na urna A
PB é a probabilidade de se escolher, ao acaso, uma bolinha preta na urna B

A regra da promoção determina que o cliente ganha o voucher se retirar uma bolinha preta da urna A e também retirar uma bolinha preta da urna B, logo, a probabilidade P de um cliente ganhar o voucher é igual a PA x PB.  

P = PA x PB

O enunciado nos informa que PA = 20% e PB = 25% inicialmente, mas o valor de PB será alterado.  Além disso, o enunciado nos informa que a urna B possui 4 bolinhas pretas.  Com as duas últimas informações, vamos calcular quantas bolinhas brancas existem na urna B.  Vamos usar a variável x para denotar a quantidade de bolinhas brancas existentes na urna B.  

Sabemos que PB vale 25% e é igual a 4/(4+x), ou seja, é a quantidade de bolinhas pretas na urna B dividida pelo total de bolinhas nessa urna.  Vamos equacionar isso:

PB =    4    
           4 + x 

 25    4   
100    4 + x

25 . (4 + x) = 100 . 4
4 + x = 4 . 4
x = 16 - 4
x = 12

Podemos concluir que a urna B possui 4 bolinhas pretas e 12 bolinhas brancas, o total de bolinhas é igual a (4 + 12) = 16.   

Prova real: a probabilidade de retirar uma bolinha preta é igual a PB = 4 / 16 = 25%  ✔

Agora, vamos trabalhar nessa parte do enunciado:  "com o passar dos dias, o gerente percebeu que, para a promoção ser viável aos negócios, era preciso alterar a probabilidade de acerto do cliente sem alterar a regra da promoção. Para isso, resolveu alterar a quantidade de bolinhas brancas na urna B de forma que a probabilidade de um cliente ganhar o voucher passasse a ser menor ou igual a 1%. "

O objetivo é tornar PA x PB = 1%  ou ainda um valor menor.  Vamos trabalhar com o sinal de igualdade, mas lembrando que este valor tem que ser menor ou igual a 1%.

Sabemos que PA = 20% e este é um valor que o gerente não vai alterar.  Já o valor de PB, que antes era de 25%, este sim será reduzido.  Vamos descobrir o novo valor de PB de modo a atender às demandas da gerência, para isso, vamos resolver a equação a seguir:

PA x PB = 1%
20% x PB = 1%
PB = 1/20 
PB = 5%  

Podemos notar que PB terá que ser de 5%, ou menos.

O que o gerente vai fazer para reduzir PB de 25% para 5% ou menos?  

O enunciado informou que a única medida a ser feita é "alterar a quantidade de bolinhas brancas na urna B".

Agora, nós precisamos calcular o seguinte:  quantas bolinhas brancas temos que adicionar na urna B para que PB seja igual a 5%.  Vamos denotar por y a quantidade de bolinhas brancas que serão adicionadas à urna B, note que y é uma quantidade positiva. 

PB =       4     
            16 + y

  5    =       4    
100       16 + y

5 . (16 + y) = 100 .4

16 + y = 20 . 4

y = 80 - 16

y = 64

Isto quer dizer que adicionando 64 bolinhas brancas na urna B, a probabilidade de sair uma bolinha preta em uma retirada, ao acaso, será de 5%.  Se ele adicionar mais bolinhas brancas do que 64, essa probabilidade será menor, pois quantos mais bolinhas brancas na urna, e mantendo fixa a quantidade bolinhas pretas, então menor a probabilidade de se retirar uma bolinha preta.  Ou seja, 64 é o número mínimo de bolinhas brancas que o gerente deve adicionar à urna B.

Alternativa correta é a letra c).

Confira uma prova real bem rápida:  a urna B possuía inicialmente 4 bolinhas pretas e 12 bolinhas brancas , totalizando 16 bolinhas.  Com a adição de 64 bolinhas brancas nessa urna, ela passa a ter um total de 80 bolinhas, de modo que PB = 4/80 = 5%.

E com isso, a PA x PB é igual a 20% x 5% que dá 1% valor que atende ao objetivo do gerente.  Já para conseguir valores menores que 1%, basta adicionar uma quantidade de bolinhas brancas maior que 64 na urna B.

Continue praticando com mais questões do ENEM.  Confira uma questão de probabilidade de uma prova recente do ENEM que aborda criptografia e a Cifra de César.

➡️ ENEM 2024: questão de probabilidade com Cifra de César

Ou então, aproveite e continue praticando com uma lista de questões anteriores do ENEM.

Um forte abraço e bons estudos.

2018-2025 © Exercícios Resolvidos - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.