(ENEM 2020) Num recipiente com a forma de paralelepípedo reto-retângulo, colocou-se água até a altura de 8 cm e um objeto, que ficou flutuando na superfície da água. Para retirar o objeto de dentro do recipiente, a altura da coluna de água deve ser de, pelo menos, 15 cm. Para a coluna de água chegar até essa altura, é necessário colocar dentro do recipiente bolinhas de volume igual a 6 cm³ cada, que ficarão totalmente submersas.


O número mínimo de bolinhas necessárias para que se possa retirar o objeto que flutua na água, seguindo as instruções dadas, é de 

A 14. B 16. C 18. D 30. E 34.

Solução:  questão de geometria espacial que envolve o cálculo de volume do paralelepípedo reto-retângulo.

Repare que a coluna de água está com altura de 8 cm e para alcançar os 15 cm necessários ainda faltam 7 cm.  Nossa estratégia de resolução será calcular o volume da coluna de 7 cm ( V = 4 x 3 x 7 cm³ = 84 cm³ ) e dividir pelo volume de cada bolinha que é de 6 cm³.  O resultado será a quantidade de bolinhas que são necessárias (no mínimo) para preencher este volume.   Sendo assim: 84 cm³ / 6 cm³ = 14 bolinhas (no mínimo). Alternativa correta é a letra a).

Aproveite e continue praticando com uma lista de questões de geometria espacial.

Um forte abraço e bons estudos.