(ENEM 2020 Digital) A figura ilustra a vista superior de um brinquedo gira-gira em um parque de diversões, no qual a linha contínua, em formato circular tendo O como seu centro, indica o assento onde as crianças se posicionam no brinquedo. O ponto P indica a posição ocupada por uma criança, em um instante de tempo T, quando o brinquedo está girando continuamente no sentido anti-horário (com O fixo), e velocidade constante por várias voltas.

O brinquedo está situado nas proximidades de duas paredes verticais e perpendiculares entre si. Seja D a distância de P até a parede I. 

O gráfico que melhor representa, em função do tempo t a partir do instante T, a distância D é

Solução: questão do ENEM 2020 (aplicação digital) sobre funções circulares e análise de gráficos.  Nesta questão, precisamos ter em mente o seguinte:

No instante T, a distância entre P e a parede 1 está em seu valor mínimo.  A partir daí, conforme o brinquedo gira no sentido anti-horário, a distância irá aumentar até chegar em seu valor máximo, na configuração demonstrada na figura 2.


A partir daquele valor máximo, o brinquedo continua girando até o ponto P voltar para a posição inicial e assim fechar o ciclo.  A distância D ficará oscilando neste intervalo, ou seja, ela é uma função circular, isto já é suficiente para eliminarmos as opções de resposta (a), (b) e (e).  Ficamos com as opções (c) e (d).  Como vimos nas figuras acima, no instante T a distância entre P e a parede 1 é mínima e apenas a alternativa (c) representa isso corretamente, veja na ilustração a seguir:

Alternativa correta é a letra c).

Nesta questão, não foi necessário obter a função circular precisamente, apenas entender o funcionamento de seu gráfico.  Entretanto, em outra questão do ENEM, o objetivo foi o de encontrar a função circular, naquele caso a função seno, recomendo fazê-la também para praticar ainda mais este tema.

>> Questão do ENEM 2019 PPL sobre gráfico da função seno.

Um forte abraço e bons estudos.