(ENEM 2020 Reaplicação) Os pesquisadores de uma empresa especializada em grãos selecionaram cinco diferentes tipos de semente de feijão e concluíram que, quando armazenadas por até seis meses, o poder germinativo de cada um desses tipos expressa, em porcentagem, quantas sementes são capazes de germinar, transcorrido o tempo de armazenamento correspondente. Considere que o tempo zero corresponde ao plantio direto da semente sem armazenamento, conforme descrito no quadro.


Um agricultor irá plantar três áreas distintas utilizando sementes de um mesmo tipo. A primeira área será plantada quando da aquisição das sementes, a segunda, três meses após a primeira e a terceira, três meses após a segunda, respeitando assim o tempo de armazenamento utilizado pelos pesquisadores. Esse agricultor irá optar pela compra do tipo de semente que apresentar a maior média dos três percentuais de poder germinativo.

Disponível em: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br.
Acesso em: 22 out. 2015 (adaptado).

Segundo essas informações, qual será o tipo de semente a ser adquirida por ele? 

A) 1
B) 2
C) 3
D) 4
E) 5

Solução: nesta questão sobre média aritmética do ENEM 2020 (Reaplicação/PPL) vamos aproveitar a própria tabela do enunciado. Lembre-se que calculamos a média aritmética somando todos os elementos e dividindo o resultado deste somatório pela quantidade de elementos.


Como todos são divididos por 3 não precisamos realizar essa divisão, basta compararmos os numeradores.  Identificamos assim que o maior numerador vale 247, logo a maior média é a do Tipo I, que vale 247/3.

Alternativa correta é a letra a).

Aproveite e continue praticando com uma lista de exercícios de estatística básica.

Um forte abraço e bons estudos.