Caro estudante,

Elaboramos uma lista com questões de raciocínio lógico-matemático que envolvem o Princípio da Casa dos Pombos / Princípio das Gavetas de Dirichlet. As questões são provenientes de provas anteriores de concursos públicos para você que está se preparando para exames neste ano.

Recomendamos que você reserve um tempo, resolva todos os

exercícios de princípio da casa dos pombos

e depois confira o gabarito com a resolução passo a passo. Desejamos sucesso na sua preparação.

 Exercícios Resolvidos: Princípio da Casa dos Pombos 


Exercício 1 -  (Concurso: MP-RJ - Técnico do Ministério Público - Área Administrativa.  Banca: FGV - 2019)   Um saco contém bolas brancas, vermelhas, azuis e pretas, sendo 5 de cada cor. Antônio retirou no escuro certa quantidade de bolas e disse: “Entre as bolas que retirei, há três da mesma cor”.

Para que a frase dita por Antônio seja obrigatoriamente verdadeira, o número mínimo de bolas que ele retirou do saco é: 

(A) 9;
(B) 10;
(C) 11;
(D) 12;
(E) 13.

>> Link para a solução da questão


Exercício 2 -  (ANCINE 2009) Uma sacola contém 200 bolas de cores variadas. Destas, 20 são brancas, 30 são vermelhas, 50 são azuis, 40 são verdes e 60 são pretas. O menor número de bolas que devemos retirar dessa caixa, sem olhar as suas cores, para termos a certeza de que retiramos, pelo menos, 5 bolas de mesma cor, é: 

A) 15 B) 20 C) 21 D) 25 E) 31


Exercício 3 - (ANCINE 2009) A quantidade mínima de alunos que deve existir numa turma para que se possa garantir que três deles, pelo menos, tenham nascido no mesmo dia da semana, é: 

A) 8 B) 12 C) 15 D) 20 E) 21


Exercício 4 -  (TJ-SP 2021) Na gaveta de camisetas de Jeferson há 5 camisetas pretas, 7 camisetas vermelhas e 9 camisetas azuis. O menor número de camisetas que Jeferson precisará retirar da gaveta, de maneira aleatória e sem saber quais camisetas estão saindo, para ter certeza de ter retirado pelo menos uma camiseta preta e uma camiseta azul, é 

(A) 16. (B) 17. (C) 14. (D) 18. (E) 20.

>> Link para a solução da questão


Exercício 5 - (Agente Administrativo - Prefeitura de Maricá 2018 - Banca: COSEAC-UFF) Uma caixa contém bolas coloridas, todas feitas do mesmo material e de mesmo tamanho, sendo distribuídas pelas cores da seguinte forma: 6 bolas azuis, 4 vermelhas, 8 amarelas, 12 verdes e 10 pretas. A quantidade mínima de bolas que uma pessoa de olhos vendados terá que retirar, de forma que possa garantir ao menos duas de mesma cor, é: 

(A) 40. (B) 32. (C) 16. (D) 12. (E) 6.

>> Link para a solução da questão


Continue estudando por listas de exercícios resolvidos de matemática. Aproveite e confira também uma lista com exercícios resolvidos de números primos.