(ENEM 2021 Reaplicação) Uma indústria recortou uma placa de metal no formato triangular ABC, conforme Figura 1, com lados 18, 14 e 12 cm. Posteriormente, a peça triangular ABC foi dobrada, de tal maneira que o vértice B ficou sobre o segmento AC, e o segmento DE ficou paralelo ao lado AC, conforme figura 2.
(ENEM 2021 Reaplicação) Uma indústria recortou uma placa de metal no formato triangular ABC, conforme Figura 1, com lados 18, 14 e 12 cm.
Posteriormente, a peça triangular ABC foi dobrada, de tal maneira que o vértice B ficou sobre o segmento AC, e o segmento DE ficou paralelo ao lado AC, conforme figura 2.
Sabe-se que, na Figura 1, o ângulo ACB é menor que o ângulo CAB e este é menor que o ângulo ABC, e que os cortes e dobraduras foram executados corretamente pelas máquinas.
Nessas condições, qual é o valor da soma dos comprimentos, em centímetro, dos segmentos DB, BE e EC?
a) 19
b) 20
c) 21
d) 23
e) 24
Solução: questão de matemática (geometria plana) do ENEM 2021 (Reaplicação), prova do dia 16/01/2022.
Em primeiro lugar, repare que a questão não especifica exatamente quais são os lados do triângulo ABC que valem 18, 14 e 12 cm. Então, a primeira coisa que temos que fazer é descobrir quanto vale AB, AC e BC. Perceba que o enunciado nos deu uma pista, ele diz:
"o ângulo ACB é menor que o ângulo CAB e este é menor que o ângulo ABC"
ACB < CAB < ABC
Em um triângulo, o menor ângulo está "apontando" para o menor lado (ou seja, ACB está apontando para o lado de 12 cm). O maior ângulo está "apontando" para o maior lado (ou seja, ABC está apontando para o lado de 18 cm). E o ângulo "do meio" está apontando para o lado "do meio" (ou seja, CAB está apontando para o lado de 14 cm). Vamos ilustrar isso.
Já sabemos que o lado AB = 12 cm, AC = 18 cm e BC = 14 cm, vamos trabalhar na segunda parte. Agora a indústria vai dobrar o triângulo levando o ponto B até o ponto que ilustramos a seguir como B'. Fazendo isso o segmento DE fica paralelo a AC. Veja a ilustração dessa dobra na figura a seguir:
O objetivo da questão é obter DB + BE + EC. Já sabemos quanto vale BE + EC , pois é igual a BC = 14 cm. Sendo assim, o objetivo da questão passa a ser obter DB + 14 cm. Identificamos DB como x na figura acima.
Perceba que a indústria ao criar essa dobra, criou triângulos semelhantes, repare que ABB' é semelhante ao triângulo DBF. Além disso, sabemos que BF = FB' = h, isto porque o ponto B vai cair exatamente lá em cima do B'. Isto já é suficiente para obter o valor de x usando a semelhança de triângulos.
12/x = (h+h)/h
12/x = 2h/h
12/x = 2
12 = 2x
x = 6 cm
Finalmente, basta somarmos DB + 14 cm = x + 14 cm = 6cm + 14cm = 20cm.
Alternativa correta é a letra b).
Aproveite e continue praticando com uma lista de questões anteriores do ENEM.
Um forte abraço e bons estudos.