Caro estudante,

Elaboramos uma lista com questões de matemática que envolvem o cálculo do MMC (Mínimo Múltiplo Comum). As questões são provenientes de provas anteriores de matemática de vestibulares, concursos públicos e carreiras militares para você que está se preparando para exames neste ano.

MMC é um tema bastante recorrente em exames de matemática e raciocínio lógico. Caso necessário, faça uma revisão sobre como calcular o MMC entre dois ou mais números. Sugerimos a leitura deste artigo: como calcular o MMC e o MDC entre dois ou mais números.

Recomendamos que você reserve um tempo, resolva toda a 

lista de exercícios de MMC 

e depois confira o gabarito com a resolução passo a passo.   Perceba que as questões raramente pedem para calcular o MMC.  Será necessário identificar, por meio da interpretação do problema, a necessidade de se calcular o MMC para prosseguir na resolução.  Boa sorte nos exercícios.

Exercícios Resolvidos de MMC - Mínimo Múltiplo Comum


Exercício 1 -  (Colégio Naval - 2019) Estudando a estrada que deve seguir numa viagem, uma pessoa identificou que existe um posto de abastecimento a cada 20 km e um Café a cada 36 km do seu ponto de partida.  Para otimizar a viagem ele pretende estabelecer paradas em lugares que tenham tanto o Café quanto o posto de abastecimento. Do ponto de partida até o seu destino, que estava 1 km antes da sexta dessas paradas, quantos quilômetros essa pessoa percorreu em sua viagem?


a) 1299
b) 1259
c) 1079
d) 909
e) 899

>> Link para a solução da questão


Exercício 2 -  (Prefeitura de Silva Jardim - 2017 - Agente Administrativo - Banca: IBDO)  Disciplinadamente, João e Bianca vão a um mesmo bar em Silva Jardim:  João a cada 10 dias e Bianca a cada 20 dias.  Se eles se encontraram em uma segunda-feira do mês de março de 2017, outro provável encontro dos dois nesse bar ocorrerá em:


a) 43 dias.
b) 51 dias.
c) 34 dias.
d) 20 dias.

Exercício 3 - (UERJ 2020) Uma gerente de loja e seu assistente viajam com frequência para São Paulo e voltam no mesmo dia. A gerente viaja a cada 24 dias e o assistente, a cada 16 dias, regularmente. Em um final de semana, eles viajaram juntos. Depois de x viagens da gerente e y viagens do assistente sozinhos, eles viajaram juntos novamente. O menor valor de x + y é: 

(A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4


Exercício 4 -  (Fuzileiro Naval 2019) Se os operários de uma certa empresa forem organizados em grupos de 4 ou 5 ou 6 pessoas, sempre sobrarão 3 operários.  A empresa pretende aumentar o número de seus operários para 80.  Para isso, o número de novos operários que a empresa deverá contratar é:

a) 63   b) 60   c) 25   d) 20   e) 17

>> Link para a solução da questão


Exercício 5 -  (Concurso: Professor de Matemática da Educação Básica - Prefeitura de Teresina/PI. 2019 Banca: NUCEPE) Paulo consultou um médico e foi receitado com três tipos de remédios, para um tratamento de 60 dias completos. O remédio A deverá ser tomado a cada 4 horas, o B a cada 6 horas e o C a cada 10 horas. Paulo iniciou o tratamento tomando os remédios A, B e C no mesmo horário. Supondo que ele tomará, rigorosamente, toda medicação no horário da ingestão dos medicamentos, então o número de vezes em que os três remédios serão ingeridos simultaneamente será: 

a) 12 vezes. b) 24 vezes. c) 25 vezes. d) 30 vezes. e) 120 vezes.


Exercício 6 - (EPCAR 2021)  Considere as seguintes afirmações: 

. x é o menor número natural de modo que o produto de 2520 por x seja um quadrado perfeito.

. y é o número mínimo de dias para que ocorram novamente os eventos A, B e C, que acontecem hoje, sendo que A repete-se de 63 em 63 dias, B de 60 em 60 dias e C de 90 em 90 dias.

A razão y / x é equivalente a 

a) 15    b)   16    c)  18    d)  17

>> Link para a solução da questão


Exercício 7 -  (Banco do Brasil - 2021 - Escriturário / Agente de Tecnologia - Banca: Cesgranrio) Um casal está muito apaixonado, mas devido à distância de suas casas e ao regime de trabalho dos dois, eles não conseguem se encontrar com a frequência de que gostariam. A moça só tem folga aos sábados, e o rapaz trabalha três dias seguidos, folgando no quarto dia. 

Se hoje é terça-feira e é dia de folga do rapaz, quantas folgas dele cairão no sábado nos próximos 365 dias? 

(A) 4 (B) 8 (C) 12 (D) 13 (E) 15

Continue estudando por listas de exercícios resolvidos de matemática. Aproveite e confira também uma lista com exercícios resolvidos de MDC Máximo Divisor Comum.