Caro estudante,

Elaboramos uma lista com questões de matemática de geometria espacial que abordam o sólido geométrico cilindro.  As questões são provenientes de provas anteriores de matemática de vestibulares e carreiras militares para você que está se preparando para exames neste ano.

Recomendamos que você reserve um tempo, resolva toda a 

lista de exercícios sobre área e volume do cilindro

 e depois confira o gabarito com a resolução passo a passo.  Atente para o fato de que nesta lista, outros sólidos geométricos são cobrados em conjunto com o cilindro, o que é bastante comum em questões de geometria espacial.  Desejamos sucesso na sua preparação.

Exercícios sobre Cilindros


Exercício 1 -  (FATEC 2019) Uma garrafa térmica tem formato de um cilindro circular reto, fundo plano e diâmetro da base medindo 8,0 cm. Ela está em pé sobre uma mesa e parte do suco em seu interior já foi consumido, sendo que o nível do suco está a 13 cm da base da garrafa, como mostra a figura. 


O suco é despejado num copo vazio, também de formato cilíndrico e base plana, cujo diâmetro da base é 4 cm e com altura de 7 cm. O copo fica totalmente cheio de suco, sem desperdício. 

Nessas condições, o volume de suco restante na garrafa é, em cm3, aproximadamente,


(A) 250.
(B) 380.
(C) 540.
(D) 620.
(E) 800.

Adote π = 3.
Despreze a espessura do material da garrafa e do copo.

>> Link para a solução da questão


Exercício 2 - (Fuzileiro Naval 2021) Em um cilindro circular reto qualquer, a altura é duas vezes o tamanho do diâmetro da base. Determine o volume deste sólido sabendo-se que sua base está inscrita em um quadrado de lado igual a 6 cm. 

A) 72π cm³
B) 108π cm³
C) 144π cm³
D) 216π cm³
E) 432π cm³


Exercício 3 - (ENEM 2022) Peças metálicas de aeronaves abandonadas em aeroportos serão recicladas. Uma dessas peças é maciça e tem o formato cilíndrico, com a medida do raio da base igual a 4 cm e a da altura igual a 50 cm. Ela será derretida, e o volume de metal resultante será utilizado para a fabricação de esferas maciças com diâmetro de 1 cm, a serem usadas para confeccionar rolamentos. Para estimar a quantidade de esferas que poderão ser produzidas a partir de cada uma das peças cilíndricas, admite-se que não ocorre perda de material durante o processo de derretimento. 

Quantas dessas esferas poderão ser obtidas a partir de cada peça cilíndrica? 

A) 800
B) 1 200
C) 2 400
D) 4 800
E) 6 400


Exercício 4 - (EEAR CFS 2/2022) A figura é composta de um cone e um cilindro, ambos retos e de mesma base, que estão justapostos. Considerando as dimensões dadas, a área total da superfície da figura é ________ π cm² .

a) 144 b) 96 c) 84 d) 68 

>> Link para a solução da questão


Exercício 5 - (Vunesp 2020) Com o intuito de formar uma rede de observação e coleta de dados sobre as chuvas, um professor de geografia instalou, nas escolas em que trabalha, instrumentos meteorológicos para recolher e medir a quantidade de água precipitada. Após uma chuva, um aluno verificou que o instrumento registrou 40 mL de água em um tubo, no formato de um cilindro reto com 20 cm de diâmetro, conforme a figura.



A partir dessas informações, o aluno deve comunicar ao professor que o valor aproximado indicado no

(A) pluviômetro foi 1,3 mm de chuva.

(B) higrômetro foi 1,3 mm de chuva.

(C) barômetro foi 2 mm de chuva.

(D) pluviômetro foi 2 mm de chuva.

(E) higrômetro foi 2 mm de chuva.


Continue estudando por listas de exercícios resolvidos de matemática.  Aproveite e confira também uma lista de Exercícios Resolvidos sobre Sólidos Geométricos.