Caro estudante,

Organizamos uma lista de exercícios resolvidos sobre Lei dos Senos e Lei dos Cossenos, alguns deles são provenientes de questões de concursos militares e vestibular.

Está preparado?  Então, bons estudos com nossa bateria de questões sobre Lei dos Senos e Lei dos Cossenos.  Tente resolver as questões e depois confira a resolução de cada questão comentada com gabarito.


Questão 1 - (EPCAR 2021) No retângulo EPCR da figura a seguir, PC = 6cm, RA = 3cm e AC = 5cm

O valor de sen a + cos a é 

a) (3√5)/5

b) (4√5)/5

c) (2√5)/5

d) (√5)/5

Link para a Solução da Questão


Questão 2 - ESA 2019 (Escola de Sargento das Armas) - Uma pequena praça tem o formato triangular, as medidas dos lados deste triângulo são √37m, 4m e 3m.  Qual é a medida do ângulo oposto ao maior lado?

a) 60º   

b) 150º   

c)  90 º   

d) 120º   

e)  45º

Link para a Solução da Questão


Questão 3 (Mackenzie - SP) Três ilhas A, B e C aparecem num mapa em escala 1: 10000, como na figura.  Das alternativas, a que melhor se aproxima da distância entre as ilhas A e B é:

Link para a Solução da Questão


Questão 4 - (EPCAR 2019) Um artista plástico providenciou uma peça de decoração com características matemáticas conforme representado no croqui a seguir.

Considere que:

A área hachurada do croqui, em função da medida R, é igual a

a) 1,4 R²                      c) 1,8 R²

b) 1,6 R²                      d) 2 R²

Link para a solução da questão


Questão 5 - (EsPCEx 2020) Se a medida do raio da circunferência circunscrita a um octógono regular é R, então a medida do raio da circunferência inscrita a esse octógono é igual a

Link para a solução da questão