Caro estudante,

Elaboramos uma lista com questões de matemática de geometria espacial que envolvem cálculos de área e volume de sólidos de revolução (são sólidos formados por meio da rotação de figuras planas em torno de um eixo de rotação). As questões são provenientes de provas anteriores de matemática de vestibulares, concursos públicos e carreiras militares para você que está se preparando para exames neste ano.

Recomendamos que você reserve um tempo, resolva toda a 

lista de exercícios de área e volume de sólidos de revolução 

e depois confira o gabarito com a resolução passo a passo. Desejamos sucesso na sua preparação.




Exercícios de Sólidos de Revolução


Exercício 1 - (EEAR CFS 1/2022) A revolução de um triângulo equilátero, de 6 cm de lado, em torno de um de seus lados, gera um sólido de volume igual a ____________ π cm³. 

a) 54 b) 48 c) 36 d) 24

>> Link para a solução da questão


Exercício 2 - (UECE 2022.2) Um triângulo retângulo, ao girar em torno de um dos catetos, gera um cone. Ao girar em torno da hipotenusa, gera dois cones ligados pela base, que é a mesma para ambos os cones. Se a medida da hipotenusa do triângulo é 5 cm e a medida de um dos catetos é 3 cm, esse triângulo, ao girar em torno da hipotenusa, gera um sólido (união de dois cones) cuja medida do volume, em cm³ , é

a) 14π/3.
b) 24π/5.
c) 48π/3.
d) 48π/5.


Exercício 3 - (Professor Docente I - Matemática - SEEDUC-RJ - 2011 - Banca CEPERJ) A figura abaixo mostra o polígono F, com todos os seus ângulos retos e as medidas de alguns lados dados em centímetros.

O polígono F gira em torno da reta r, que contém o seu maior lado produzindo um sólido de revolução. A área total desse sólido é: 

A) 60π
B) 64π 
C) 72π 
D) 76π 
E) 80π


Exercício 4 - (EsPCEx 2020) Dado o triângulo equilátero MNP de lado x e a reta r que passa pelo vértice M e é paralela ao lado NP, o volume do sólido gerado pela rotação desse triângulo em torno da reta r é igual a

a) (πx³)/3  b) πx³  c) (πx³)/2   d)  (3πx³)/4   e) 2πx³

>> Link para a solução da questão


Continue estudando por listas de exercícios resolvidos de matemática. Aproveite e confira também uma Lista com Exercícios Resolvidos de Volumes de Sólidos Geométricos.