O ENEM 2019 está cada vez mais próximo e para te ajudar nessa preparação, selecionei uma lista com sete questões estratégicas sobre probabilidade dos últimos exames.  Recomendo tentar fazê-las e depois conferir as resoluções passo a passo.  Bons estudos e sucesso no ENEM 2019.

1 - (ENEM 2017) Numa avenida existem 10 semáforos.  Por causa de uma pane no sistema, os semáforos ficaram sem controle durante uma hora, e fixaram suas luzes unicamente em verde ou vermelho.  Os semáforos funcionam de forma independente; a probabilidade de acusar a cor verde é de 2/3 e a de acusar a cor vermelha é de 1/3.  Uma pessoa percorreu a pé toda essa avenida durante o período da pane, observando a cor da luz de cada um desses semáforos.

Qual a probabilidade de que esta pessoa tenha observado exatamente um sinal na cor verde?



>>> Link para a solução desta questão.

2 - (ENEM 2017) Um morador de uma região metropolitana tem 50% de probabilidade de atrasar-se para o trabalho quando chove na região;  caso não chova, sua probabilidade de atraso é de 25%.  Para um determinado dia, o serviço de meteorologia estima em 30% a probabilidade da ocorrência de chuva nessa região.

Qual é a probabilidade de esse morador se atrasar para o serviço no dia para o qual foi dada a estimativa de chuva?

a) 0,075  b) 0,150  c)  0,325  d) 0,600 e) 0,800

>>> Link para a solução desta questão.


3 - (ENEM 2018) Um rapaz estuda em uma escola que fica longe de sua casa, e por isso precisa utilizar o transporte público.  Como é muito observador, todos os dias ele anota a hora exata ( sem considerar os segundos) em que o ônibus passa pelo ponto de espera.  Também notou que nunca consegue chegar ao ponto de ônibus antes de 6 h 15 min da manhã.  Analisando os dados coletados durante o mês de fevereiro, o qual teve 21 dias letivos, ele concluiu que 6h21 min foi o que mais se repetiu, e que a mediana do conjunto de dados é 6 h 22 min.
A probabilidade de que, em algum dos dias letivos de fevereiro, esse rapaz tenha apanhado o ônibus antes de 6h21 min da manhã, é no máximo,

a) 4/21
b) 5/21
c) 6/21
d) 7/21
e) 8/21

>>> Link para a solução desta questão.


4 - (ENEM - 2018) O gerente  de uma empresa sabe que 70% de seus funcionários são do sexo masculino e foi informado de que a porcentagem de empregados fumantes nessa empresa é de 5% dos homens e de 5% das mulheres.  Selecionando, ao acaso, a ficha de cadastro de um dos funcionários, verificou tratar-se de um fumante.
Qual a probabilidade de esse funcionário ser do sexo feminino?

a) 50,00 %
b) 30,00 %
c) 16,7%
d) 5,0 %
e) 1,5%

>>> Link para a solução desta questão.


5 - (ENEM 2018) Uma senhora acaba de fazer ultrassonografia e descobre que está grávida de quadrigêmeos.  Qual é a probabilidade de nascerem dois meninos e duas meninas?

a) 1/16
b) 3/16
c) 1/4
d) 3/8
e) 1/2

>>> Link para a solução desta questão.


6 -  (ENEM 2018) O gerente do setor de recursos humanos de uma empresa está organizando uma avaliação em que uma das etapas é um jogo de perguntas e respostas.  Para essa etapa, ele classificou as perguntas, pelo nível de dificuldade, em fácil, médio e difícil, e escreveu cada pergunta em cartões para colocação em uma urna.

Contudo, após depositar vinte perguntas de diferentes níveis na urna, ele observou que 25% delas eram de nível fácil.  Querendo que as perguntas de nível fácil sejam a maioria, o gerente decidiu acrescentar mais perguntas de nível fácil à urna, de modo que a probabilidade de o primeiro participante retirar, aleatoriamente, uma pergunta de nível fácil seja de 75%.

Com essas informações, a quantidade de perguntas de nível fácil que o gerente deve acrescentar à urna é igual a:

a) 10
b) 15
c) 35
d) 40
e) 45

>>> Link para a solução desta questão.


7 - (ENEM 2015)  Em uma escola, a probabilidade de um aluno compreender e falar inglês é de 30%. Três alunos dessa escola, que estão em fase final de seleção de intercâmbio, aguardam, em uma sala, serem chamados para uma entrevista.  Mas, ao invés de chamá-los um a um, o entrevistador entra na sala e faz, oralmente, uma pergunta em inglês que pode ser respondida por qualquer um dos alunos.

A probabilidade de o entrevistador ser entendido e ter sua pergunta oralmente respondida em inglês é

a)  23,7%
b) 30,0 %
c) 44,1%
d) 65,7%
e) 90,0%

>>> Link para a solução desta questão.