Caro estudante,

Elaboramos uma lista com questões de matemática de geometria espacial que envolvem o sólido geométrico cone. As questões são provenientes de provas anteriores de matemática de vestibulares, concursos públicos e carreiras militares para você que está se preparando para exames neste ano.

Recomendamos que você reserve um tempo, resolva toda a 

lista de exercícios sobre cones 

e depois confira o gabarito com a resolução passo a passo.  Atente para o fato de que nesta lista, outros sólidos geométricos são cobrados em conjunto com o cone, o que é bastante comum em questões de geometria espacial.  Desejamos sucesso na sua preparação.

Lista de Exercícios sobre Cone


Exercício 1 - (EEAR CFS 1/2023) Um copo cônico tem 12 cm de profundidade. Se sua capacidade é de 100π cm³ , então o diâmetro interno da sua borda é _____ cm. 

a) 14 b) 12 c) 10 d) 8

>> Link para a solução da questão


Exercício 2 - (ENEM 2022) Uma empresa produz e vende um tipo de chocolate, maciço, em formato de cone circular reto com as medidas do diâmetro da base e da altura iguais a 8 cm e 10 cm, respectivamente, como apresenta a figura.


Devido a um aumento de preço dos ingredientes utilizados na produção desse chocolate, a empresa decide produzir esse mesmo tipo de chocolate com um volume 19% menor, no mesmo formato de cone circular reto com altura de 10 cm. 

Para isso, a empresa produzirá esses novos chocolates com medida do raio da base, em centímetro, igual a

A) 1,52.
B) 3,24.
C) 3,60.
D) 6,48.
E) 7,20.


Exercício 3 - (Professor Docente I - Matemática - SEEDUC-RJ - 2015 - Banca CEPERJ) Um cone circular reto tem geratriz e raio da base medindo respectivamente 20 dm e 20/π dm. A planificação da superfície lateral desse cone é um setor circular com ângulo central medindo θ radianos. O valor de θ é igual a:

a) π/4   b) π/3   c) 1   d) 2   e) π


Exercício 4 - (EEAR CFS 2/2022) A figura é composta de um cone e um cilindro, ambos retos e de mesma base, que estão justapostos. Considerando as dimensões dadas, a área total da superfície da figura é ________ π cm² .

a) 144 b) 96 c) 84 d) 68 

>> Link para a solução da questão


Exercício 5 - (UFPR 2023) Na figura ao lado, tem-se um reservatório no formato de um cone circular reto com altura h e área do topo igual a 12 m².  Esse reservatório está sendo preenchido com um líquido cujo volume em m³ é dado por:

V(t) = log2(t² + 1)

sendo t ≥ 0 o tempo.  Em quanto tempo o líquido atingirá a metade da capacidade desse reservatório?



Exercício 6 - (EsPCEx 2021) Calculando-se o volume de uma esfera circunscrita a um cone equilátero cujo raio da base mede √3 cm, obtém-se 

[A] 8π/3 cm³ . [B] 4π/3 cm³ . [C] 16π/3 cm³ . [D] 64π/3 cm³ . [E] 32π/3 cm³ .

>> Link para a solução da questão


Continue estudando por listas de exercícios resolvidos de geometria espacial. Aproveite e confira também uma lista com exercícios resolvidos sobre sólidos geométricos.