Caro estudante,

Elaboramos uma lista com questões de matemática do ENEM que envolvem a interpretação e análise de tabelas. As questões são provenientes de provas anteriores de matemática do ENEM para você que está se preparando para exames neste ano.

Esse tema tem sido muito recorrente nas provas do ENEM, sendo considerado um dos mais cobrados.  Por exemplo, no exame do ENEM 2021, das 45 questões da prova de Matemática e suas tecnologias, 12 tiveram alguma tabela a ser analisada no enunciado.

Já no ENEM 2021 prova de Reaplicação/PPL, essa mesma prova de 45 questões, teve 9 questões envolvendo análise e interpretação de tabelas.

Tabelas são muito úteis no dia a dia profissional e, por isso, o ENEM cobra muito em suas provas.  Sendo assim, é importante se acostumar com esse tipo de questão envolvendo análise de tabelas.

Recomendamos que você reserve um tempo, resolva todos as questões e depois confira o gabarito com a resolução passo a passo. Desejamos sucesso na sua preparação.




Exercícios de Análise de Tabelas

>> Análise de Tabelas


Exercício 1 -  (ENEM 2021 Reaplicação) Um laboratório farmacêutico pretende implementar a entrega própria de seus produtos em uma cidade, dentre as cinco cidades onde hoje esse serviço é terceirizado. Obteve relatórios dos seus entregadores terceirizados destacando: a quantidade (em litro) de combustível gasto em cada dia de entrega, o valor do combustível na respectiva cidade da entrega e os gastos com a limpeza diária do veículo após as entregas realizadas.

Os valores desses itens, em real, estão apresentados no quadro.

A diretoria desse laboratório implementará a entrega própria na cidade que apresentar o menor gasto diário desse serviço.

Em qual cidade a implementação do serviço de entrega própria será realizada?

a) Belo Horizonte.
b) Brasília.
c) Curitiba.
d) Rio de Janeiro. 
e) São Paulo.

>> Link para a solução da questão


Exercício 2 -  (ENEM 2021) Um ciclista amador de 61 anos de idade utilizou um monitor cardíaco para medir suas frequências cardíacas em quatro diferentes tipos de trechos do percurso. Os resultados das frequências cardíacas máximas alcançadas nesses trechos foram:

Sabe-se que a faixa aeróbica ideal para o ganho de condicionamento físico é entre 65% e 85% da frequência cardíaca máxima (Fc máx.), que, por sua vez, é determinada pela fórmula:

Fc máx. = 220 - idade

em que idade é dada em ano e Fc máx. é dada em bpm (batimento por minuto).

Os trechos do percurso nos quais esse ciclista se mantém dentro de sua faixa aeróbica ideal, para o ganho de condicionamento físico, são

a) leve no plano, forte no plano, subida moderada e subida forte.
b) leve no plano, forte no plano e subida moderada.
c) forte no plano, subida moderada e subida forte.
d) forte no plano e subida moderada.
e) leve no plano e subida forte.

>> Link para a solução da questão


Exercício 3 -  (ENEM 2021) Uma grande rede de supermercados adota um sistema de avaliação dos faturamentos de suas filiais, considerando a média de faturamento mensal em milhão.  A matriz da rede paga uma comissão para os representantes dos supermercados que atingirem uma média de faturamento mensal (M), conforme apresentado no quadro.

Um supermercado da rede obteve os faturamentos num dado ano, conforme apresentado no quadro.

Nas condições apresentadas, os representantes desse supermercado avaliam que receberão, no ano seguinte, a comissão de tipo

a) I.
b) II.
c) III.
d) IV.
e) V.

>> Link para a solução da questão


Exercício 4 - (ENEM 2020 Reaplicação) Os pesquisadores de uma empresa especializada em grãos selecionaram cinco diferentes tipos de semente de feijão e concluíram que, quando armazenadas por até seis meses, o poder germinativo de cada um desses tipos expressa, em porcentagem, quantas sementes são capazes de germinar, transcorrido o tempo de armazenamento correspondente. Considere que o tempo zero corresponde ao plantio direto da semente sem armazenamento, conforme descrito no quadro.


Um agricultor irá plantar três áreas distintas utilizando sementes de um mesmo tipo. A primeira área será plantada quando da aquisição das sementes, a segunda, três meses após a primeira e a terceira, três meses após a segunda, respeitando assim o tempo de armazenamento utilizado pelos pesquisadores. Esse agricultor irá optar pela compra do tipo de semente que apresentar a maior média dos três percentuais de poder germinativo.

Disponível em: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br.
Acesso em: 22 out. 2015 (adaptado).

Segundo essas informações, qual será o tipo de semente a ser adquirida por ele? 

A) 1
B) 2
C) 3
D) 4
E) 5

>> Link para a solução da questão


Exercício 5 -  (ENEM 2021 Reaplicação) Para um evento que acontecerá no centro de uma cidade, há a opção de três estacionamentos, que cobram da seguinte maneira:

Duas pessoas que participarão do evento precisam estacionar seus carros, uma delas pelo período de 1 hora e 50 minutos e a outra pelo período de 4 horas, pretendendo cada uma pagar o menor preço total pelo uso do estacionamento.

Essas pessoas deverão optar, respectivamente, pelos estacionamentos

a) X e Z.
b) Y e Y.
c) Y e Z.
d) Z e X.
e) Z e Z.

>> Link para a solução da questão


Exercício 6 - (ENEM 2020) Com o objetivo de contratar uma empresa responsável pelo serviço de atendimento ao público, os executivos de uma agência bancária realizaram uma pesquisa de satisfação envolvendo cinco empresas especializadas nesse segmento.  Os procedimentos analisados (com pesos que medem sua importância para a agência) e as respectivas notas que cada empresa recebeu estão organizados no quadro.

A agência bancária contratará a empresa com a maior média ponderada das notas obtidas nos procedimentos analisados.

Após a análise dos resultados da pesquisa de satisfação, os executivos da agência bancária contrataram a empresa

a) X.
b) Y.
c) Z.
d) W.
e) T.

>> Link para a solução da questão


Exercício 7 -  (ENEM PPL 2019) Em um município foi realizado um levantamento relativo ao número de médicos, obtendo-se os dados:


Tendo em vista a crescente demanda por atendimento médico na rede de saúde pública, pretende-se promover a expansão, a longo prazo, do número de médicos desse município, seguindo o comportamento de crescimento linear no período observado no quadro. Qual a previsão do número de médicos nesse município para o ano 2040?

A 387 B 424 C 437 D 574 E 711

>> Link para a solução da questão


Exercício 8 - (ENEM 2021) Após consulta médica, um paciente deve seguir um tratamento composto por três medicamentos: X, Y e Z.  O paciente, para adquirir os três medicamentos, faz um orçamento em três farmácias diferentes, conforme o quadro.


Dessas farmácias, algumas oferecem descontos: 
  • na compra dos medicamentos X e Y na Farmácia 2, recebe-se um desconto de 20% em ambos os produtos, independentemente da compra do medicamento Z, e não há desconto para o medicamento Z;
  • na compra dos 3 medicamentos na Farmácia 3, recebe-se 20% de desconto no valor total da compra.
O paciente deseja efetuar a compra de modo a minimizar sua despesa com os medicamentos.

De acordo com as informações fornecidas, o paciente deve comprar os medicamentos da seguinte forma:

a) X, Y e Z na Farmácia 1.
b) X e Y na Farmácia 1, e Z na Farmácia 3.
c) X e Y na Farmácia 2, e Z na Farmácia 3.
d) X na Farmácia 2, e Y e Z na Farmácia 3.
e) X, Y e Z na Farmácia 3.

>> Link para a solução da questão


Exercício 9 -  (ENEM PPL 2019) Um fiscal de certa empresa de ônibus registra o tempo, em minuto, que um motorista novato gasta para completar certo percurso. No Quadro 1 figuram os tempos gastos pelo motorista ao realizar o mesmo percurso sete vezes. O Quadro 2 apresenta uma classificação para a variabilidade do tempo, segundo o valor do desvio padrão.



Com base nas informações apresentadas nos quadros, a variabilidade do tempo é 

A extremamente baixa.
B baixa.
C moderada.
D alta.
E extremamente alta.

>> Link para a solução da questão


Exercício 10 -  (ENEM 2021) Em um estudo realizado pelo IBGE em quatro estados e no Distrito Federal, com mais de 5 mil pessoas com 10 anos ou mais, observou-se que a leitura ocupa, em média, apenas seis minutos do dia de cada pessoa.  Na faixa de idade de 10 a 24 anos, a média diária é de três minutos.  No entanto, no grupo de idades entre 24 e 60 anos, o tempo médio diário dedicado à leitura é de 5 minutos.  Entre os mais velhos, com 60 anos ou mais, a média é de 12 minutos. 

A quantidade de pessoas entrevistadas de cada faixa de idade seguiu a distribuição percentual descrita no quadro.

Os valores de x e y do quadro são, respectivamente, iguais a 

a) 10 e 80.
b) 10 e 90.
c) 20 e 60.
d) 20 e 80.
e) 25 e 50.

>> Link para a solução da questão


Continue estudando por listas de exercícios, aproveite e confira também uma lista com questões do ENEM sobre análise de gráficos e tabelas.