Caro estudante,

Elaboramos uma lista com questões de matemática que envolvem o cálculo da área de um triângulo. As questões são provenientes de provas anteriores de matemática de vestibulares, concursos públicos e carreiras militares para você que está se preparando para exames neste ano.

Recomendamos que você reserve um tempo, resolva todos as questões e depois confira o gabarito com a resolução passo a passo. Desejamos sucesso na sua preparação.


> Exercícios de Área de Triângulo <


Exercício 1 -  (Fuzileiro Naval 2017) Sendo E um ponto qualquer do lado CD do retângulo ABCD, a área do triângulo hachurado será:

a) 6 cm²  b) 8 cm²  c) 12 cm²  d) 14 cm²  e) 16 cm²

>> Link para a solução da questão


Exercício 2 -  (UNICAMP - 2020)  A figura abaixo exibe o triângulo 𝐴𝐵𝐶, em que AB = BC e  AD é uma altura de comprimento ℎ. A área do triângulo 𝐴𝐵𝐶 é igual a




a) h²     b) √2 h²     c) √3 h²     d) 2 h²

>> Link para a solução da questão


Exercício 3 -  (TJ - SP 2017 - Escrevente Técnico Judiciário - Banca: VUNESP) A figura seguinte, cujas dimensões estão indicadas em metros, mostra as regiões R1 e R2 , ambas com formato de triângulos retângulos, situadas em uma praça e destinadas a atividades de recreação infantil para faixas etárias distintas.

Se a área de R1 é 54 m², então o perímetro de R2 é, em metros, igual a 

(A) 48. (B) 36. (C) 42. (D) 54. (E) 40. 

>> Link para a solução da questão


Exercício 4 -  (ENEM 2021) O instrumento de percussão conhecido como triângulo é composto por uma barra fina de aço, dobrada em um formato que se assemelha a um triângulo, com uma abertura e uma haste, conforme ilustra a Figura 1.


Uma empresa de brindes promocionais contrata uma fundição para a produção de miniaturas de instrumentos desse tipo.  A fundição produz, inicialmente, peças com o formato de um triângulo equilátero de altura h, conforme ilustra a Figura 2.  Após esse processo, cada peça é aquecida, deformando os cantos, e cortada em um dos vértices, dando origem à miniatura.  Assuma que não ocorram perdas de material no processo de produção, de forma que o comprimento da barra utilizada seja igual ao perímetro do triângulo equilátero representado na Figura 2.

Considere 1,7 como valor aproximado para √3.

Nessas condições, o valor que mais se aproxima da medida do comprimento da barra, em centímetro, é

a) 9,07.
b) 13,60.
c) 20,40.
d) 27,18.
e) 36,24.

>> Link para a solução da questão


Exercício 5 -  (EEAR CFS 1/2021) A figura representa a parte móvel de um catavento (4 hélices triangulares planas). Se o material utilizado para a confecção dessas hélices custa R$ 300,00 o m2 , e considerando √2 = 1,4 , o custo dessas peças, em R$, foi de

a) 280 b) 340 c) 420 d) 560

>> Link para a solução da questão


Exercício 6 - (EEAR CFS 2/2022) O lado de um triângulo equilátero mede 12 cm. Se a área desse triângulo é igual à área de um hexágono regular de lado x cm, então o valor de x é

a) 2
b) 6
c) 2√6
d) 3√6

>> Link para a solução da questão


Exercício 7 - (UFPR 2021) Na figura ao lado, há uma circunferência de centro C. Se o ângulo α mede π/3 radianos, a razão entre a área do setor circular PCQ e a área do triângulo PCQ é:

a) (π√3)/3

b) (2π)/3

c) (2π√3)/9

d)  (π√3)/6

e) (4π√3)/9

>> Link para a solução da questão


Continue estudando por listas de exercícios resolvidos de matemática. Aproveite e confira também uma lista com exercícios resolvidos de áreas de figuras planas.