Caro estudante,

Elaboramos uma lista com questões de matemática que envolvem o sólido geométrico cubo. As questões são provenientes de provas anteriores de matemática de vestibulares e carreiras militares para você que está se preparando para exames neste ano.  

Recomendamos que você reserve um tempo, resolva toda a 

lista de exercícios de área e volume do cubo 

e depois confira o gabarito com a resolução passo a passo. Atente para o fato de que nesta lista, outros sólidos geométricos são cobrados em conjunto com o cubo, o que é bastante comum em questões de geometria espacial.  Desejamos sucesso na sua preparação.

Exercícios de Área e Volume do Cubo


Exercício 1 -  (UERJ 2023) Um cubo de base ABCD, com arestas laterais AE, BF, CG e DH, foi seccionado por um plano BDG, como indica o esquema:

Com a secção do cubo, formou-se o sólido S, de vértices BCDG, representado a seguir:

Sabendo que o cubo tem aresta 1, o volume do sólido S é igual a: 

(A) 1/6 (B) 1/5 (C) 1/4 (D) 1/3

>> Link para a solução da questão


Exercício 2 - (ENEM PPL 2019)  Muitos restaurantes servem refrigerantes em copos contendo limão e gelo. Suponha um copo de formato cilíndrico, com as seguintes medidas: diâmetro = 6 cm e altura = 15 cm. Nesse copo, há três cubos de gelo, cujas arestas medem 2 cm cada, e duas rodelas cilíndricas de limão, com 4 cm de diâmetro e 0,5 cm de espessura cada. Considere que, ao colocar o refrigerante no copo, os cubos de gelo e os limões ficarão totalmente imersos. (Use 3 como aproximação para π). 


O volume máximo de refrigerante, em centímetro cúbico, que cabe nesse copo contendo as rodelas de limão e os cubos de gelo com suas dimensões inalteradas, é igual a 

A 107.
B 234.
C 369.
D 391.
E 405.

Exercício 3 - (EEAR CFS 2/2022) Seja um prisma reto de 15 cm de altura. Suas bases são trapézios com 6 cm e 4 cm de base e 5 cm de altura. O volume deste prisma equivale a _____ vezes o volume de um cubo de aresta 5 cm. 

a) seis
b) três
c) duas
d) cinco


Exercício 4 - (EEAR CFS 1/2022) Uma caixa cúbica, de aresta 10 cm, está totalmente cheia de água. Ao despejar toda a água num tubo cilíndrico de 5 cm de raio, essa água atingirá a altura de ____/π cm no tubo. (Considere as dimensões como sendo internas aos recipientes e que o tubo tem a altura necessária para o evento.) 

a) 50 b) 40 c) 35 d) 25

>> Link para a solução da questão


Exercício 5 - (EsPCEx 2022) Um cubo com área total de 96 cm² está circunscrito a uma esfera. O volume dessa esfera é igual a

a)  256  π cm³.
        3
b) 16 π cm³.

c)  64  π cm³.
       3

d)  32  π cm³.
       3

e)  16  π cm³.
        3


Continue estudando por listas de exercícios resolvidos de matemática.  Aproveite e confira também uma lista com Exercícios Resolvidos sobre Sólidos Geométricos (Volume e Área).